Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. C. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7849411752234665pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Maria Eliete de.-
dc.contributor.referee2MEDEIRO, Lígia Regina Calado de.-
dc.description.resumoNeste trabalho, a leitura é concebida como uma prática social, construída através do diálogo, da troca de experiências e da interação. O objetivo geral desta pesquisa é aplicar a prática da leitura do Pensar Alto em Grupo (PAG), na interface com textos do eixo transversal, como contribuição para a formação do aluno como leitor crítico e reflexivo e o professor como agente de letramento. A discussão teórica abrangeu as concepções de leitura segundo Coracini (1995;2005), os estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 1995; 2006; SOARES, 2006; STREET, 2014), a co-construção dos sentidos na interação verbal (PONTERCORVO, 2005), a concepção de sujeito sócio-historicamente constituído (BAKHTIN, 2003) e o letramento crítico (FREIRE, 1987; 1996). A metodologia utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2009), por meio da qual foi realizada uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), focalizando a mediação como estratégia facilitadora da compreensão leitora e a orquestração das vozes dos alunos. A pesquisa foi realizada com um grupo de sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual. Os instrumentos para coleta de dados foram o PAG (ZANOTTO, 2014) e os diários reflexivos de leitura (MACHADO, 1998). A análise dos dados evidenciou a importância do PAG como instrumento pedagógico - uma vez que por meio dessa prática foi possível garantir espaço para a voz e para a subjetividade dos alunos, além de estimular a argumentação e a construção da criticidade. A utilização das perguntas como elemento mediador estimulou a reflexão e incitou a interação entre os participantes. No final do processo, é possível afirmar que houve uma reconfiguração na minha atuação, pois assumi o papel de mediadora e de agente de letramento. Palavraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA mediação do pensar alto em grupo no ensino fundamental II: a interface entre eixos temáticos transversais e eventos de letramento.pt_BR
dc.date.issued2016-11-23-
dc.description.abstractThis study conceives reading as a social practice built through dialogue, through the exchanging of experiences and through interaction. The main goal is to apply the Think-Aloud (TA) reading technique with texts from the transverse axis, both as a contribution for the students’ development as critical and reflective readers and for the teacher as a literacy facilitator. The theoretical framework comprises Coracini’s (1995;2005) concepts of reading, the literacy studies (KLEIMAN 1995; 2006; SOARES 2006, STREET, 2014), the co-construction of the senses in verbal interaction (PONTECORVO, 2005), (BAKHTIN, 2003) notion of the subject constructed socially and historically, and (FREIRE, 1987;1996) critical literacy. The methodology used was qualitative of interpretative nature, (BORTONI-RICARDO, 2009), through which an Action Research (THIOLLENT,1986) was conducted so as to focus on my practice as a mediator and caster of the students’ voices. The study was done with a group of seven students from a public school in the 9th year of Brazilian “Ensino Fundamental”. The tools for collecting data were PAG (ZANOTTO, 2014) and the reflective reading journals (MACHADO, 1998). Data analysis showed the importance of PAG as a pedagogical tool – once it allows students to have a voice and to exercise their subjectivity while stimulating argumentation and the building of criticism. The use of questions as a mediation tool motivated reflection and incited interaction among the participants. At the end of the process, it is possible to state that there was a reconfiguration of my practice, for I took on the role of mediator and literacy facilitator.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/198-
dc.date.accessioned2017-12-29T12:31:10Z-
dc.date.available2017-12-29-
dc.date.available2017-12-29T12:31:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura Críticapt_BR
dc.subjectFormação do alunopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPensar Alto em Grupopt_BR
dc.subjectCritical Readingpt_BR
dc.subjectStudent Trainingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Celma Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe mediation of high thinking in group in elementary school II: the interface between transversal thematic axes and literacy events.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Celma Vieira. A mediação do pensar alto em grupo no ensino fundamental II: a interface entre eixos temáticos transversais e eventos de letramento. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CELMA VIEIRA SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfMaria Celma Vieira Santos - Dissertação PROFLETRAS. 2016.1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.