Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTAKEI NETO, D. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4469956777381477pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPELO, C. E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042247762832979pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.description.resumoO pensamento computacional (PC) é um processo de raciocínio que consiste em formular um problema e sua solução em passos que um computador é capaz de realizar. Este processo é tão importante que autores o consideram como um potencializador das competências operacionais do ser humano, que pode ser usado em algumas vertentes, como por exemplo, no desenvolvimento interdisciplinar em disciplinas do ensino básico, tais como Matemática e Física, e no desenvolvimento a partir de disciplinas específicas da Ciência da Computação. No contexto da disciplina de Matemática, pode-se relacionar uma questão dentre nove competências do pensamento computacional. Identificar questões que exploram estas competências pode ser extremamente útil para alunos e professores que possuem interesse em se aprofundar neste tema, pois o estímulo ao PC pode aumentar a capacidade de resolução de problemas. Neste contexto, a concepção de modelos inteligentes capazes de predizer automaticamente competências do PC em questões de matemática seria um grande facilitador no processo de estímulo à resolução de problemas. Neste trabalho, utilizamos uma nova base de dados de questões para extrair características a partir de destaques atribuídos às questões por avaliações manuais advindas de especialistas. A partir destas questões, foram desenvolvidos classificadores utilizando Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF) e Latent Dirichlet Allocation (LDA) como características do modelo, recalculando os valores destas características através do uso dos destaques, com o objetivo de aumentar a importância daqueles termos que pertencem ao trechos destacados pelos avaliadores, e com isso aumentar a eficácia da classificação de questões em relação às competências do pensamento computacional estimuladas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAperfeiçoando o processo de classificação automática de questões de matemática quanto às competências do pensamento computacional.pt_BR
dc.date.issued2021-04-25-
dc.description.abstractComputational thinking (CT) is a reasoning process that consists of formulating a problem and solving it in steps that a computer is capable of solving. This process is so important that authors consider it as an enhancer of the competences operational aspects of human beings, which can be used in some strands, such as for example, in interdisciplinary development in basic education subjects, such as Mathematics and Physics, and in development from specific disciplines of Computer Science. In the context of the Mathematics discipline, we can relate an issue among nine computational thinking competencies. Identifying issues that explore these competencies can be extremely useful for students and teachers who have an interest in going deeper into this topic, as the stimulus to CT can increase the ability to solve problems. In this context, the design of intelligent models capable of predicting automatically CT skills in math issues would be a great facilitator in the process of stimulating the resolution of problems. In this work, we use a new database of questions to extract features from excerpts from the text assigned to questions by manual assessments from experts. From these questions, we developed classifiers using Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF) and Latent Dirichlet Allocation (LDA) as model features, recalculating the values of these characteristics through the use of the excerpts, with the objective to increase the importance of those that belong to the excerpts highlighted by the evaluators, and increasing the effectiveness of the classification of the questions in relation to the stimulated computational thinking competencies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19903-
dc.date.accessioned2021-07-07T16:06:04Z-
dc.date.available2021-07-07-
dc.date.available2021-07-07T16:06:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectClassificação de textospt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectExtração de característicaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTerm Frequency-Inverse Document Frequencypt_BR
dc.subjectLatent Dirichlet Allocationpt_BR
dc.subjectMatemática e pensamento computacionalpt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectText classificationpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectFeature extractionpt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectMathematics and computational thinkingpt_BR
dc.subjectNatural language processingpt_BR
dc.subjectClasificación de textopt_BR
dc.subjectPensamiento computacionalpt_BR
dc.subjectExtracción de característicaspt_BR
dc.subjectEnseñanza de matemáticaspt_BR
dc.subjectTérmino Frecuencia-Frecuencia Inversa del Documentopt_BR
dc.subjectAsignación de Dirichlet Latentept_BR
dc.subjectMatemáticas y pensamiento computacionalpt_BR
dc.subjectProcesamiento natural del lenguajept_BR
dc.subjectClassement de textept_BR
dc.subjectPensée informatiquept_BR
dc.subjectExtraction de caractéristiquespt_BR
dc.subjectEnseignement des mathématiquespt_BR
dc.subjectTerme Fréquence-Inverse Document Fréquencept_BR
dc.subjectAllocation Dirichlet Latentept_BR
dc.subjectMathématiques et pensée informatiquept_BR
dc.subjectTraitement du langage naturelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAKEI NETO, Diego Eizi.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImproving the automatic classification process of math questions regarding computational thinking skills.pt_BR
dc.identifier.citationTAKEI NETO, D. E. Aperfeiçoando o processo de classificação automática de questões de matemática quanto às competências do pensamento computacional. 2021. 12 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO EIZI TAKEI NETO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf872.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.