Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924
Title: Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN.
Other Titles: Literacy from the perspective of constructivism: a study in the city of Coronel Ezequiel - RN.
Alfabetización desde la perspectiva del constructivismo: un estudio en la ciudad de Coronel Ezequiel - RN.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Construtivismo;Método Fônico;Educação Infantil;Alfabetização;Constructivism;Phone Method;Child education;Literacy;Constructivismo;Método telefónico;Educación Infantil;Literatura
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Maria de Fátima. Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Para compreendermos de que maneira as escolas de Educação Infantil devem dar conta dos desafios da educação contemporânea, buscamos identificar as correntes construtivistas ou método tônico de alfabetização adotado pelos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as metodologias adotadas pelos professores da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN, quando alfabetizam crianças. Participaram da pesquisa 18 professores de diversas escolas. A técnica escolhida para a metodologia foi o uso de um questionário semiestruturado no qual permitia que ao final os professores pesquisados expusessem sua opinião. Tivemos como resultado parcial que alguns professores adotam o método tônico como importante ferramenta de aprendizagem enquanto outros professores são adeptos ao construtivismo. Dessa forma, verificamos que as escolas de Educação Infantil de Coronel Ezequiel - RN são adeptas do método de alfabetização fônico (tradicional) e do Construtivista como parte integrante do processo de ensino aprendizagem sem grandes dificuldades para os estudantes.
Abstract: To understand how the preschools should address the challenges of contemporary education, we seek to identify the constructivist or phonics literacy adopted by the kindergarten teachers of the Municipal Colonel Ezekiel- RN. The overall objective of this research was to investigate the methods adopted by teachers of the Municipal Colonel Ezekiel - RN when alphabetized children.18 teachers participated in the study of various schools. The technique chosen for the methodology was the use of a semi- structured questionnaire in the end which allowed the teachers surveyed expose their opinion. We as a partia! result that some teachers adopt the phonics as an important learning tool while other teachers are adept constructivism. Therefore, we observe that the preschools of Colonel Ezekiel - RN are adept of the phonic method of teaching literacy (traditional) and as part of constructivist teaching-learning process without major dífficulties for students.
???metadata.dc.description.resumen???: Entender cómo las escuelas de Educación Infantil deben brindar cuenta de los desafíos de la educación contemporánea, buscamos identificar las corrientes constructivistas o método de alfabetización tónica adoptado por profesores de Educación Infantil de la Red Municipal de Coronel Ezequiel - RN. el objetivo general de esta investigación fue investigar las metodologías adoptadas por los docentes de la Red Municipio de Coronel Ezequiel - RN, cuando enseñan a los niños a leer y escribir. participo en el investiga a 18 profesores de diferentes escuelas. La técnica elegida para el metodología fue el uso de un cuestionario semiestructurado en el que Finalmente los docentes encuestados expresaron su opinión. Tuvimos como resultado parcial que algunos profesores adopten el método tónico como una herramienta importante de aprendizaje, mientras que otros profesores son expertos en constructivismo. Así, verificamos que las escuelas de Educación Infantil de Coronel Ezequiei - RN son partidarios del método de alfabetización fonética (tradicional) y constructivista como parte integral del proceso de enseñanza-aprendizaje sin mayor dificultades para los estudiantes.
Keywords: Construtivismo
Método Fônico
Educação Infantil
Alfabetização
Constructivism
Phone Method
Child education
Literacy
Constructivismo
Método telefónico
Educación Infantil
Literatura
???metadata.dc.subject.cnpq???: Planejamento e Avaliação Educacional
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA COSTA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfMaria de Fátima Costa - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20117.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.