Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDATAÍDE, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201374347373584pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER NETO, Lauro Pires.-
dc.contributor.referee1IDXAVIER NETO, L. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490301988734961pt_BR
dc.contributor.referee2LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.description.resumoPara compreendermos de que maneira as escolas de Educação Infantil devem dar conta dos desafios da educação contemporânea, buscamos identificar as correntes construtivistas ou método tônico de alfabetização adotado pelos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as metodologias adotadas pelos professores da Rede Municipal de Coronel Ezequiel - RN, quando alfabetizam crianças. Participaram da pesquisa 18 professores de diversas escolas. A técnica escolhida para a metodologia foi o uso de um questionário semiestruturado no qual permitia que ao final os professores pesquisados expusessem sua opinião. Tivemos como resultado parcial que alguns professores adotam o método tônico como importante ferramenta de aprendizagem enquanto outros professores são adeptos ao construtivismo. Dessa forma, verificamos que as escolas de Educação Infantil de Coronel Ezequiel - RN são adeptas do método de alfabetização fônico (tradicional) e do Construtivista como parte integrante do processo de ensino aprendizagem sem grandes dificuldades para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.titleAlfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractTo understand how the preschools should address the challenges of contemporary education, we seek to identify the constructivist or phonics literacy adopted by the kindergarten teachers of the Municipal Colonel Ezekiel- RN. The overall objective of this research was to investigate the methods adopted by teachers of the Municipal Colonel Ezekiel - RN when alphabetized children.18 teachers participated in the study of various schools. The technique chosen for the methodology was the use of a semi- structured questionnaire in the end which allowed the teachers surveyed expose their opinion. We as a partia! result that some teachers adopt the phonics as an important learning tool while other teachers are adept constructivism. Therefore, we observe that the preschools of Colonel Ezekiel - RN are adept of the phonic method of teaching literacy (traditional) and as part of constructivist teaching-learning process without major dífficulties for students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19924-
dc.date.accessioned2021-07-08T12:27:15Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-08T12:27:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectMétodo Fônicopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectPhone Methodpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectConstructivismopt_BR
dc.subjectMétodo telefónicopt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Maria de Fátima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy from the perspective of constructivism: a study in the city of Coronel Ezequiel - RN.pt_BR
dc.title.alternativeAlfabetización desde la perspectiva del constructivismo: un estudio en la ciudad de Coronel Ezequiel - RN.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Maria de Fátima. Alfabetização na perspectiva do construtivismo: um estudo no Município de Coronel Ezequiel - RN. 2011. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEntender cómo las escuelas de Educación Infantil deben brindar cuenta de los desafíos de la educación contemporánea, buscamos identificar las corrientes constructivistas o método de alfabetización tónica adoptado por profesores de Educación Infantil de la Red Municipal de Coronel Ezequiel - RN. el objetivo general de esta investigación fue investigar las metodologías adoptadas por los docentes de la Red Municipio de Coronel Ezequiel - RN, cuando enseñan a los niños a leer y escribir. participo en el investiga a 18 profesores de diferentes escuelas. La técnica elegida para el metodología fue el uso de un cuestionario semiestructurado en el que Finalmente los docentes encuestados expresaron su opinión. Tuvimos como resultado parcial que algunos profesores adopten el método tónico como una herramienta importante de aprendizaje, mientras que otros profesores son expertos en constructivismo. Así, verificamos que las escuelas de Educación Infantil de Coronel Ezequiei - RN son partidarios del método de alfabetización fonética (tradicional) y constructivista como parte integral del proceso de enseñanza-aprendizaje sin mayor dificultades para los estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA COSTA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfMaria de Fátima Costa - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20117.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.