Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255490105778176pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER NETO, Lauro Pires.-
dc.contributor.advisor1IDXAVIER NETO, L. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490301988734961pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA JÚNIOR, Aluizio Freire da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.contributor.referee2LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.description.resumoA matemática, ao longo dos tempos, vem despertando "medos" e "traumas" para muitos. Sua extensa variedade de conceitos, teoremas e definições; contribuiu para mistificar que a matemática foi "feita pra poucos". A busca por métodos diferenciados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da matemática é um desafio enfrentado por muitos estudiosos. Trabalhar com o conhecimento prévio dos alunos é uma das formas de alcançar êxito nos conteúdos aplicados, podendo interligar a teoria com a prática. Diante das preocupações em como se dá o processo de ensino e aprendizagem da matemática o presente trabalho fez uma investigação na Escola Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) em Jaçanã/RN do Ensino Fundamental li, para compreender o interesse dos professores de matemática da escola pela disciplina e entender o desvio de função evidenciado na EMACC. Foi feita uma pesquisa qualitativa, em que os resultados foram registrados através da observação do comportamento dos alunos, da conversa com os professores e direção e questionário aplicado aos professores de matemática. Os alunos mostram-se cada vez mais desinteressados e indisciplinados e os professores mais desistimulados em ensinar e buscar métodos diferenciados que possibilitem um melhor desenvolvimento da matemática. Estudiosos na área de Educação mostram o quanto é importante inserir no contexto escolar o conhecimento prévio dos alunos. Diante de tantas interjeições buscamos compreender, através de dados concretos, o porquê de tanto desânimo. Esse trabalho teve como objetivo estimular professores de matemática a estudar ternas que são importantes para o desenvolvimento da disciplina e refletir sobre os problemas da educação e sua prática de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleO processo de ensino/aprendizagem da matemática no ensino fundamantal ll da Escola Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) em Jaçanã / RN.pt_BR
dc.date.issued2011-12-
dc.description.abstractMathematic, o ver time, has raised "fears" and ''trauma" for many. lts wide variety of concepts, theorems and definitions, contributed to mystify that mathematics was "made for the few". The search for different methods to facilitate the process ofteaching and leaming of mathematics is a challenge faced by many scholars. Working with the students' prior knowledge is oneway of achieving success in applied content and can link theory with practice. Given the concems about how is the process o f teaching and leaming mathematics this paper conducted and investigation at the Municipal School ofCiementina Ana Conception (EMMAC) at Jacanal RN H Elementary School, to understand the interest of the school mathematics teachers the discipline and understand the deviation function shown in EMACC. It was made a qualitative research, where results were recorded by observing the behavior of students, talk with teachers and guidance and questionnaire given to teachers ofinathematic. Students appear to be increasingly disinterested and disruptive and the teachers to teach more unattractive and seek different methods that alJow a better development of mathematics. Scholars in the field of Education show how important it is to enter the school context tbe students' prior knowledge. With so many interjections seek to understand, through hard data, what ali the gloom. This work aimed toenoourage mathematics teachers to study subjects that are important to the development of discipline and reflect on the problems of education and their teaching practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19926-
dc.date.accessioned2021-07-08T13:17:05Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-08T13:17:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectEnseñandopt_BR
dc.subjectAprendiendopt_BR
dc.subjectEducación matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria de Fátima Pontes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching/learning process of mathematics in elementary education ll at the Ana Clementina da Conceição Municipal School (EMACC) in Jaçanã / RN.pt_BR
dc.title.alternativeEl proceso de enseñanza / aprendizaje de las matemáticas en la educación primaria ll en la Escuela Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) en Jaçanã / RN.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria de Fátima Pontes dos. O processo de ensino/aprendizagem da matemática no ensino fundamental ll da Escola Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) em Jaçanã / RN. 2011 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLas matemáticas, con el tiempo, han despertado "miedos" y "traumas" para muchos. Tu amplia gama de conceptos, teoremas y definiciones; contribuyó a desconcertar que el las matemáticas fueron "hechas para unos pocos". La búsqueda de diferentes métodos para facilitar el proceso La enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas es un desafío al que se enfrentan muchos académicos. Trabajar con los conocimientos previos de los estudiantes es una de las formas de lograr el éxito en contenidos aplicados, pudiendo vincular la teoría con la práctica. Ante las preocupaciones en ¿Cómo se desarrolla el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas? investigación en la Escuela Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) en Jaçanã / RN do Lectura de la escuela primaria, para comprender el interés de los profesores de matemáticas de la escuela. para la disciplina y comprender la desviación de función evidenciada en EMACC. Se realizó una encuesta. cualitativo, en el que se registraron los resultados a través de la observación del comportamiento de los alumnos, de la conversación con los profesores y la dirección y cuestionario aplicado a los profesores de las matemáticas. Los estudiantes son cada vez más desinteresados ​​e indisciplinados y el profesores que están menos motivados para enseñar y buscan diferentes métodos que permitan mejor desarrollo de las matemáticas. Los académicos en el campo de la educación muestran la lo importante que es insertar los conocimientos previos de los estudiantes en el contexto escolar. Delante de tantas interjecciones buscamos entender, a través de datos concretos, por qué tanto desánimo. Este trabajo tuvo como objetivo animar a los profesores de matemáticas a estudiar licitaciones que son importantes para el desarrollo de la disciplina y reflexionan sobre los problemas de la educación y su práctica docente.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA PONTES DOS SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfMaria de Fátima Pontes dos Santos - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 201110.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.