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Title: A função dos jogos educativos digitais no ensino de matemática do fundamental I, no município de Lavras da Mangabeira-CE.
Other Titles: The role of digital educational games in elementary school mathematics teaching, in the municipality of Lavras da Mangabeira-CE.
???metadata.dc.creator???: VIANA, Aparecida Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leita da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Francisco José de.
Keywords: Computação gráfica;Jogos educativos digitais;Ensino de matemática- softwares educativos;Matemática- jogoa digitais;CG;Digital educational games;Math teaching - educational software;Math - digital game
Issue Date: 27-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIANA, Aparecida Medeiros. A função dos jogos educativos digitais no ensino de matemática do fundamental I, no município de Lavras da Mangabeira-CE. 2016. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz algumas reflexões acerca da função dos jogos educativos digitais, como uma possível ferramenta para auxiliar no ensino da matemática nos anos iniciais, investigando ainda sobre o uso dessa ferramenta em prol da educação e da apreensão de determinados conteúdos matemáticos por meio dos jogos. O estudo tem como objetivo geral: Analisar as concepções e práticas dos professores de duas escolas municipais da Lavras da Mangabeira-Ceará sobre o uso (ou não) dos jogos educativos digitais na disciplina de matemática no fundamental I. Para atendê-lo elenca-se três objetivos específicos que são:Pesquisar jogos educativos digitais para o ensino da matemática no Fundamental I; Verificar junto aos professores se utilizam ou não os jogos educativos digitais em sua prática pedagógica e Elencar jogos educativos digitais que podem ser utilizados no ensino da Matemática no Fundamental I. A pesquisa determina-se como pesquisa qualiquantitativa voltada à compreensão aprofundada dos fenômenos analisados empiricamente, pautada em pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta utilizado no referido estudo foi um questionário contendo 6 questões abertas, entregues a professores, de duas instituições municipais, que exercem à docência do 1º ao 5º ano, nos turnos da manhã e da tarde. Entre os autores utilizados no referencial teórico estão Ferrarezi (2004), Cordenonsi (2009), Passerino (2002), Huizinga (2005), Valente (1997), Moraes (1998), os quais contextualizam acerca da utilização dos jogos educativos digitais. De acordo com os dados obtidos percebeu-se clareza do vasto universo, que contempla os softwares educativo, tornando possível encontrar diversos jogos digitais para a matemática, e usá-lo com a finalidade do objeto de estudo da aula, nesse sentido por ser um recurso acessível, possibilita a utilização desse como um meio de ensino, de modo a facilitar a aprendizagem. Mas ainda há resistência e desconhecimento do uso deste no ambiente educacional.
Abstract: This work brings some reflections about the digital educational games function as a possible tool to assist in the teaching of mathematics in the early years, investigating also the use of this tool in favor of education and seizure of certain mathematical contents through the games.The study has as general objective: To analyze the teachers' conceptions and practices of two municipal schools of Lavras da Mangabeira - Ceará on the use (or not) of digital educational games in math discipline in elementary I.To serve you, list three specific objectives: Search digital educational games for the teaching of mathematics in elementary I;Check together with the teachers if is used or not digital educational games in their teachingand Mention digital educational games that can be used in the teaching of mathematics in elementary I. The research is determined as qualiquantitative research focused on in-depth understanding of the phenomena analyzed empirically, based on bibliographic and field research.The instrument used in this study was a questionnaire with 6 open questions, delivered to the two municipal institutions teachers, who exercise the teaching from 1st to 5th year, the shifts in the morning and afternoon.Among the authors used in the theoretical framework are Ferrarezi (2004), Cordenonsi (2009), Passerino (2002), Huizinga (2005), Valente (1997), Moraes (1998), which contextualize about the use of digital educational games.According to the data obtained it was noticed clarity of the vast universe, which includes the educational softwares, making it possible to find several digital games for math, and use it for the purpose of the class object of study,in this sense, by being an accessible resource, this enables the use as a way of learning, in order to facilitate the learning process.But there is still a resistance and lack of use of this in the educational environment.
Keywords: Computação gráfica
Jogos educativos digitais
Ensino de matemática- softwares educativos
Matemática- jogoa digitais
CG
Digital educational games
Math teaching - educational software
Math - digital game
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19974
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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