Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
Title: Relação entre escola- família- comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública.
Other Titles: Relationship between school-family-community as an axis for managing student learning in the early years of public school.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Géssica Galdino da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL, Gerlaine Belchior do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAGAS, Francisco Loiola das.
Keywords: Interação escola- família- comunidade;Gestão de aprendizagens discentes;Escola pública;School-family-community interaction;Student learning management;Public school
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Géssica Galdino da Silva. Relações entre escola- família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública. 2016. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho intitulado “Relações entre escola-família-comunidade como eixo de gestão da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública” tem por objeto de estudo relações estabelecidas entre escola-família-comunidade como potencializadoras dos processos de aprendizagem na escola pública e, como seu objetivo geral, intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais? A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semi estruturadas, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação de campo desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foi empreendida a partir das produções da interação escola família UNESCO (2009); participação em Paro (2008) e Aprendizagem dialógica Mello (2015). Isso, no que concerne, respectivamente, às principais categorias de análise desse estudo relativas à interação escola-família-comunidade; gestão de aprendizagem discente e escola pública. Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento acadêmico dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola.
Abstract: This work called “relationships between school-family-community as the axis of management of student learning in the early years in the public school” has as it object of study relations between school-family-community as potentiating of learning processes in public school and, as it overall goal, intents to analyze the mechanisms of management in favor of the link with school-family-community in according to effective strategies of students learning in the early years of the public school. What is delineated from the following research question: How does the public school can articulate the school-family-community relationship in terms of students learning strategies in the early years? Empirical research taken in this study occurred through qualitative approach, with semi-structured interviews and simple categorization of data for recurring terms. What contributed to the analyses developed here from exploratory study involving nine semi-structured interviews with primary teachers, a manager and four student’s mother belonging to the school council of the educational unit that hosted the empirical part of the field research phase of this study. The main sources of reasoning of this study was taken from the UNESCO family interaction school production (2009); participation in Paro (2008) and dialogical Learning Mello (2015). This, regarding, respectively, to the main categories of analysis of this study on the interaction school-family-community; student learning management and public school. Thus, reached some conclusions in this study as the need to promote family participation in dialogues and to strengthen the follow-up culture of academic performance of the students in their human development processes supported by the school.
Keywords: Interação escola- família- comunidade
Gestão de aprendizagens discentes
Escola pública
School-family-community interaction
Student learning management
Public school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19975
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESSICA GALDINO DA SILVA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfGéssica Galdino da Silva Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2016.914.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.