Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1082481093335407pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER NETO, Lauro Pires.-
dc.contributor.advisor1IDXAVIER NETO, L. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490301988734961pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Joao Batista da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDA SILVA, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665858329289332pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Cláudia Patricia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, CLÁUDIA P.F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.description.resumoA educação é mais ampla do que a escola, pois está presente nos diversos movimentos e na organização do povo, e acontece de maneiras, formal em todos os níveis de ensino, e popular organizada pelos movimentos sociais que se caracteriza em todo o contexto em que se está inserida. Portanto, não deve ficar limitada ao mundo das primeiras letras, ou com conteúdos que não contribuam para o desenvolvimento da criança e do jovem do campo resgatar sua autoestima. A convivência com o semiárido é uma alternativa que busca levar as pessoas a conhecerem melhor a região em que vivem. para reaprender a conviver com as condições socioambientais da região. Esse trabalho resulta da inquietação de uma participante de movimentos sociais, que debate e luta por políticas públicas que proporcione qualidade de vida e para permanência no semiárido brasileiro. Diante de fatores como esses, percebemos a importância de diagnosticar e analisar como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas ou inseridas no processo de ensino - aprendizagem nas escolas do campo, como na Escola Ensino Fundamental José Martinho Cerpa de Menezes no município de Barra de Santa Rosa!PB. Com base nas concepções dos teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) e Souza (2006}, que apresentam a escola do campo como projeto viável e necessário ao homem do campo. Com base nos resultados, percebemos que embora a escola, esteja situada no campo, o ensino não é do campo, ou seja, o planejamento é padrão cidade x campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEducação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe cducation is broader than the school, bccause it is present in thc various movcmcnts and organization o f the peoplc, and it happens in ways. at ali leveis of formal education, non-formal organizcd by social movements, popular and informal characterizcd in lhe whofe contcxt in which it opcrates. So it should not be limited to the world o f the first letters, or content that does not contribute to the dcvclopment o f childrcn and youth o f lhe field to rescuc their self-estcem. Living with the semi-arid region is an altcrnative that seeks to get pcople to better knO\\ the region you Ih e in. to re-leam to li\e \\ ith thc soei o-em ironmental conditions in the region. This work results from the conccm of social movcments as a participant in that debate and fight tor public policies that providc quality of life and to stay in semi-arid, on factors such as thesc, we realize thc importance of diagnosing and cxamining how public policies tive in the semi-arid, can be developcd or included in thc teaching- learning in ficld schools in thc School Joseph Martin Elemental) School Cerpa de Menezes in the town of Barra de Santa Rosa I PB. Based on the theoretical concepts of Arroyo in 2004. Molina 2004 and Souta 2006, which rcpresent thc school field as a project feasible and necessal) to man the fteld. Bascd on the results \\C see that although the school is situated in thc countryside, tcaching is not thc fidd.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19980-
dc.date.accessioned2021-07-12T13:24:03Z-
dc.date.available2021-07-12-
dc.date.available2021-07-12T13:24:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - campopt_BR
dc.subjectSemiárido - campopt_BR
dc.subjectSemiárido - convivênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem - escola do campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectPublic policies - fieldpt_BR
dc.subjectSemiarid - countrysidept_BR
dc.subjectSemiarid - coexistencept_BR
dc.subjectTeaching-Learning - Country Schoolpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectEducación ruralpt_BR
dc.subjectEnseñanza-aprendizaje - escuela ruralpt_BR
dc.subjectEscuela de campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria José Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural education: how public policies for coexistence with the semiarid region can be developed in the teaching-learning process in rural schools.pt_BR
dc.title.alternativeEducación rural: cómo se pueden desarrollar políticas públicas de convivencia con el semiárido en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas rurales.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Sousa. Educação do campo: como as políticas públicas de convivência com o semiárido podem ser desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem na escola do campo. 2011. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLa educación es más amplia que la escuela, ya que está presente en los distintos movimientos y en la organización de las personas, y ocurre de formas, formales en todos los niveles de educación y populares organizadas por movimientos sociales. que se caracteriza en todo el contexto en el que opera. Por tanto, no debe limitarse al mundo de primeras letras, o con contenido que no contribuya al desarrollo de la niñez y juventud rural rescata tu autoestima. Vivir con el semiárido es una alternativa que busca llevar a las personas a conocer mejor la región en la que viven. volver a aprender a vivir con las condiciones sociales y ambientales de región. Este trabajo surge de la inquietud de un participante de movimientos sociales, que debate y lucha por políticas públicas que brinden calidad de vida y permanencia en la región semiárida brasileña. Delante de factores como estos, nos damos cuenta de la importancia de diagnosticar y analizar cómo las políticas públicas de La convivencia con el semiárido puede desarrollarse o insertarse en el proceso de enseñanza-aprendizaje en escuelas rurales, como la Escuela Primaria José Martinho Cerpa de Menezes en el municipio de Barra de Santa Rosa! PB. A partir de las concepciones de los teóricos de Arroyo (2004), Molina (2004) y Souza (2006}, que presentan la escuela rural como un proyecto viable y necesario para el campesino. Según los resultados, nos damos cuenta que aunque la escuela está ubicada en el campo, la docencia no es desde el campo, es decir, la planificación es patrón ciudad x campo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ SOUSA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfMaria José Sousa Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20116.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.