Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19997
Title: O ensino de história numa perspectiva crítica: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão - Picuí - PB.
Other Titles: The teaching of history in a critical perspective: a case study at the Professor Lordão Elementary and High School - Picuí - PB.
La enseñanza de la historia en perspectiva crítica: un estudio de caso en la Escuela Primaria y Secundaria Profesor Lordão - Picuí - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER NETO, Lauro Pires.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
Keywords: Estudo de caso;Ensino de História;Pedagogia Histórico-Crítica;História - estudo de caso;Picuí - escola;Escola Professor Lordão;Case study;History teaching;Historical-Critical Pedagogy;History - case study;Picuí - school;Professor Lordão School;Estudio de caso;Enseñanza de la historia;Historia - estudio de caso;Escuela Profesor Lordão
Issue Date: Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de. O ensino de história numa perspectiva crítica; um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão - Picuí - PB. 2011. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de História durante muito tempo teve um caráter determinado pelo tradicionalismo que levava o aluno a limitar o seu conhecimento aos grandes acontecimentos das histórias políticas e aos feitos heroicos. O ponto de partida desse trabalho foi, em primeiro lugar, identificar as diferentes metodologias utilizadas pelos professores no ensino de I história Para isso, procuramos f81'er um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Lordão, localizada na cidade de Picuí -PB por a mesma ser referência em ensino médio e ser a uruca escola pública da região a ganhar um prêmio internacional. A complexidade do estudo nos conduz a um exercício de análise utilizando diferentes procedimentos metodológicos, tais como: revisão bibliográfica da literatura especializada, considerando também a literatura da área de História, entrevistas, observações, e sessões reflexivas, possibilitando clarificar a construção c reconstrução do pensamento durante o processo ensino aprendizagem. Optamos por fazer uma pesquisa exploratória para investigar o que os alunos das três séries do Ensino Médio pensam a respeito da disciplina História, do professor e suas metodologias. Foi distribuído e respondido um total de cento e vinte e sete (127) questionários, constituídos com perguntas abertas. Embora exista um discurso que a maioria dos professores em sua prática docente tem como base a reflexão crítica, sabemos que existem limitações no que se refere à prática em sala de aula. Com base nos dados dos alunos, nos desabafos dos professores e em tudo que foi apurado e discutido, concluímos que os professores se mostram dispostos a trabalharem numa perspectiva crítica da realidade chegando a refletir sobre a sua ação, apontando seus limites e as mudanças que não se realizaram concretamente, no entanto, ainda existe certa distância entre o "pensar fa7er" e o ''fazer". A investigação recomenda a formação de grupos de estudos para aprofundamento das práticas de ensino na área de História na perspectiva do pensamento reflexivo crítico como forma de desenvolvimento pessoal e profissional. Procurar maneiras de aproximar o aluno do fazer historiográfico, para isso, já existem várias tentativas de aproximação do alunado das fontes históricas.
Abstract: The teaching o f history for a long time had a character determined by the traditionalism that led the student to limit your knowledge to the great events of political stories and heroic deeds. The starting point of this study was, first, to identify the different methodologies used by tcachcrs in the teaching of history. For this, we make a case study in the State School Teacher Lordão High School, located in the city of Picuí-PB by the same reference be in school and be the only public school in the region to win an intemational award. The complexity of the study leads to a financiai analysis using different methodological procedures, such as: literature review of the literature, the literature also considering the area of history, interviews, observations, and reflective sessions, enabling clarify the construction and reconstruction of thought during the learning process. We chose to do some exploratory research to investigate what students from three high school think about the discipline history, the teacher and their methodologies. Was distributed and answered a total of one hundred and twenty-seven (127) questionnaires, made with open questions. Although there is a discourse that most teachers in their teaching practice is based on criticai think.ing, we know that there are limitations with regard to the practice in the classroom. Based on data from students, teachers and the outpourings of everything that was discussed and determined, we conclude that teachers are willing to work in a criticai perspective of reality coming to reflect on their actions, pointing its limits and that no changes been conducted specifically, however, there is still some distance between "thinking to do" and "do." The research recommends the formation of study groups to deepen the teaching practices in the area of history from the perspective of criticai reflective thinking as a means of personal and professional development. Find ways to bring the student to the historiographical for that, there are already several attempts to approach tbe student body of historical sources.
???metadata.dc.description.resumen???: La esencia de la Historia tuvo durante mucho tiempo un carácter determinado por la tradicionalismo que llevó al estudiante a limitar sus conocimientos a los grandes acontecimientos de historias políticas y hechos heroicos. El punto de partida de este El trabajo fue, en primer lugar, identificar las diferentes metodologías utilizadas por docentes en la docencia de I listory Para ello, intentamos realizar un estudio de caso en Escuela Secundaria Estatal Profesor Lordão, ubicada en la ciudad de Picuf-PB porque es un referente en el bachillerato y es la escuela pública de la región para ganar un premio internacional. La complejidad del estudio nos lleva a un ejercicio análisis utilizando diferentes procedimientos metodológicos, tales como: revisión bibliográfica de la literatura especializada, considerando también la literatura en el área de Historia, entrevistas, observaciones y sesiones de reflexión, que permitan esclarecer el construcción y reconstrucción del pensamiento durante el proceso de enseñanza-aprendizaje. Elegimos hacer una investigación exploratoria para investigar lo que los estudiantes de los tres Los grados de secundaria piensan en la asignatura Historia, el profesor y su metodologías. Se distribuyó un total de ciento veintisiete (127) y se respondió a cuestionarios, que consisten en preguntas abiertas. Aunque hay un discurso que el la mayoría de los profesores en su práctica docente se basan en la reflexión crítica, sabemos que existen limitaciones cuando se trata de la práctica en el aula. Con base en los datos de los estudiantes, en los arrebatos de los profesores y en todo lo que se verificó y discutido, llegamos a la conclusión de que los profesores están dispuestos a trabajar en un perspectiva crítica de la realidad, llegando a reflexionar sobre su acción, señalando su límites y cambios que no tuvieron lugar concretamente, sin embargo, todavía existen cierta distancia entre "pensar enfa7er" y "hacer". La investigación recomienda capacitar de grupos de estudio para profundizar las prácticas docentes en el campo de la Historia en perspectiva del pensamiento crítico reflexivo como una forma de desarrollo personal y profesional. Busque formas de acercar al alumno a la historiografía, para ello, ya existen varios intentos de acercar a los estudiantes a las fuentes históricas.
Keywords: Estudo de caso
Ensino de História
Pedagogia Histórico-Crítica
História - estudo de caso
Picuí - escola
Escola Professor Lordão
Case study
History teaching
Historical-Critical Pedagogy
History - case study
Picuí - school
Professor Lordão School
Estudio de caso
Enseñanza de la historia
Historia - estudio de caso
Escuela Profesor Lordão
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19997
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSINALVA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfRosinalva Aparecida Martins de Oliveira - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20118.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.