Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, T. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589043286638018pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Adelaide Pereira da.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Alexandre Eduardo de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.brito-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada vinculada ao Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. O objeto da pesquisa ação foi a Horta Escolar como um recurso didático para contextualização da educação e uma alimentação saudável. O projeto foi desenvolvido na Escola do Campo UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Pio X, Município de Sumé- Paraíba. Nosso objetivo geral foi o de Desenvolver com as crianças e professores\as atividades na Horta escolar como um recurso didático que possibilitasse a reflexão sobre a contextualização da educação e a alimentação saudável. Como nossa intencionalidade era desenvolver uma intervivência com a comunidade escolar onde fizemos a opção pela Pesquisa Ação como abordagem teórica e metodológica para a investigação, na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, assim tivemos como sujeitos colaboradores da pesquisa estudantes e professores\as dos anos finais do ensino fundamental da escola. O Ciclo da investigação em ação foi adotado como procedimento da pesquisa em suas etapas: diagnóstico, planejamento, intervenção, discussão e sistematização e avaliação. Para realização da avaliação utilizamos questionário com estudantes e uma roda de conversa com os\os professores\as que ao longo da investigação se envolveram diretamente com a implantação da Horta Escolar. Os referenciais teóricos que subsidiaram o estudo foram: Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Educação Ambiental e Horticultura orgânica os resultados demonstraram que os estudantes tiveram a oportunidade de aprender a plantar e cultivar verduras e legumes da horta orgânica, bem como a contribuição da horta para se repensar a cultura alimentar, com os\as professores\as foi o aprofundamento do trabalho coletivo e interdisciplinar, pois a Horta possibilitou uma relação e interação entre os conhecimentos, o trabalho conjunto entre professores\as de áreas diferentes para desenvolver temáticas, inclusive no que se refere a Convivência com o Semiárido, a alimentação saudável e a Agroecologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé.pt_BR
dc.date.issued2021-05-24-
dc.description.abstractThis research was conducted linked to the Specialization Course in Contextualized Education for Living with the Semi-arid of the Center for Sustainable Development of the Semi-arid, at the Federal University of Campina Grande. The object of the action research was the School Garden as a didactic resource for contextualizing education and healthy eating. The project was developed in the Field School UMEIF José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in Pio X, municipality of Sumé- Paraíba. Our general objective was to develop with the children and teachers activities in the school garden as a didactic resource that allowed reflection on the contextualization of education and healthy eating. As our intentionality was to develop an intervience with the school community we opted for Action Research as a theoretical and methodological approach to research, in which researchers and participants representing the situation or the problem are involved in a cooperative or participatory way. The Cycle of Action Research was adopted as a research procedure in its stages: diagnosis, planning, intervention, discussion and systematization, and evaluation. For the evaluation we used a questionnaire with the students and a conversation circle with the teachers who, during the investigation, were directly involved with the implementation of the School Garden. The theoretical references that subsidized the study were Convivência com o Semiárido, Agroecology and Environmental education and Organic Horticulture the results showed that the students had the opportunity to learn to plant and grow vegetables from the organic garden, as well as the contribution of the garden to rethink the food culture, With the teachers was the deepening of collective and interdisciplinary work, because the garden enabled a relationship and interaction between knowledge, joint work between teachers from different areas to develop themes, including what relates to living with the semi-arid, healthy eating and Agroecology.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998-
dc.date.accessioned2021-07-12T19:28:17Z-
dc.date.available2021-07-12-
dc.date.available2021-07-12T19:28:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectRecurso didático – hortapt_BR
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectEscola do Campo – Pio X – Sumépt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectHorticultura na educaçãopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEscola José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumépt_BR
dc.subjectHorticultura orgânicapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectTeaching resource - vegetable gardenpt_BR
dc.subjectSchool gardenpt_BR
dc.subjectCountry School – Pio X – Sumépt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectHorticulture in educationpt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectCoexistence with the semiaridpt_BR
dc.subjectOrganic horticulturept_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Thyago Carneiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school garden as a didactic resource for contextualizing education in the semiarid region: pedagogical experience at Escola do Campo Pio X - Sumé.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Thyago Carneiro de. A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X - Sumé. 2021. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19998pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THYAGO CARNEIRO DE BRITO - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfThyago Carneiro de Brito - TCC Educação Contextualizada 2021.2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.