Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/200
Title: O interacionismo sociodiscursivo e o livro didático: uma análise de propostas de produção de texto.
Other Titles: Sociodiscursive interactionism and the textbook: an analysis of text production proposals.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Joceilton Candido.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUCENA, Josete Marinho de.
Keywords: Interacionismo sociodiscursivo;Livro didático;Produção textual;Sociodiscursive interactionism;Textbook;Text production
Issue Date: 19-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Joceilton Candido. O interacionismo sociodiscursivo e o livro didático: uma análise de propostas de produção de texto. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se propôs analisar propostas de produção texto no livro didático de Língua Portuguesa com base no Interacionismo Sociodiscursivo. A relevância de discutir essa temática se dá pelas seguintes razões: a atividade de produção textual revela-se um campo de investigação sugestivo, desafiador, ao mesmo tempo em que ocupa centralidade nas orientações normativas do ensino, também representa uma importante dimensão para o desenvolvimento da competência comunicativa e para o exercício da cidadania. O Interacionismo Sociodiscursivo tem se caracterizado como uma abordagem que concebe o ensino dos gêneros, chamando atenção para os aspectos contextuais que influenciam a qualidade desse ensino, tais como a noção de contexto sociossubjetivo proposto por Bronckart (2012). Além do mais, as pesquisas têm revelado a importância do livro didático como recurso indispensável ao ensino da linguagem, além de ser uma das principais ferramentas pedagógicas de apoio ao professor. Dessa forma, nos propomos a responder de que modo os pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo são aplicados em propostas de produção de texto nos livros didáticos, especificamente, o contexto sociossubjetivo? Buscamos responder esse questionamento apoiando-nos, além de Bronckart, em Schneuwly e Dolz, nas orientações gerais de Bakhtin, Vygotsky e teóricos que seguem a abordagem sociodiscursiva, a exemplo de Marcuschi. O caminho metodológico trilhado é o de natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa. O corpus foi constituído pela coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: Português Linguagens de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. A partir do levantamento e classificação das propostas escritas da coleção, realizamos por amostragem, a análise de seis propostas. Os critérios de análise coadunam com os nossos objetivos específicos: investigar se nas propostas de produção textual há a indicação do gênero a ser produzido; e verificar se as propostas de produção de textos enfocam o contexto sociossubjetivo (lugar social, posição social do emissor, posição social do receptor e objetivo). Os resultados confirmaram a hipótese de que o livro não leva em consideração o contexto comunicativo de forma plena, pois apenas 25% das propostas contemplam todas as categorias de análise. Concluímos que ainda há a necessidade de ampliação e diversificação de estratégias para o ensino de gêneros, pois não basta apenas a exploração de aspectos estruturais, mas, sobretudo os contextuais. Assim, elaboramos uma proposta de intervenção com base nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, redimensionando atividades retiradas do livro, uma vez que consideramos extremamente importante essa direção.
Abstract: This study intended to analyze text production proposals in the textbook of Portuguese based on Sociodiscursive Interactionism Theory. The relevance of discussing this issue occurs for the following reasons: the textual production activity proves to be a suggestive and challenging research field, while occupying centrality in guidelines established by the school, it also represents an important dimension to the development of communicative competence and citizenship. Sociodiscursive Interactionism Theory has been characterized as an approach that conceives the teaching of genres focusing on contextual factors that influence the quality of the teaching, such as the notion of sociosubjetive context proposed by Bronckart (2012). Furthermore, the researches have revealed the importance of the textbook as an essential resource to language teaching as well as being one of the main pedagogical tools to support teacher. Thus, we propose to answer how the Sociodiscursive Interactionism Theory assumptions are applied in text production proposals in textbooks, specifically, the sociosubjetive context? We seek to answer this question by supporting us, besides Bronckart apud Schneuwly and Dolz, the general guidelines of Bakhtin, Vygotsky and theorists who follow the sociodiscursive approach, like Marcuschi. The methodological path followed is the applied nature and qualitative and quantitative approach. The corpus was constituted by the collection of textbooks for the final years of elementary school: Português Linguagens by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. From the survey and classification of the written proposals of the collection, we conducted by sampling the analysis of six proposals. The analysis criteria are in line with our specific objectives: to investigate whether the textual production of proposals contains an indication of its genre to be produced; and to verify that the texts production proposals focus on the sociosubjetive context (social position, social position of the issuer, social position of the receiver and goal). The results confirmed the hypothesis that the book does not take into account the communicative context fully, because only 25% of the proposals include all the categories of analysis. We conclude that there is still the need for expansion and diversification of strategies for teaching genres, it is not enough just exploring structural aspects, but mainly contextual ones. So, we prepared a proposal for intervention based on the assumptions of Sociodiscursive Interactionism Theory, by redimensioning activities from the book, since we consider extremely important to following that direction.
Keywords: Interacionismo sociodiscursivo
Livro didático
Produção textual
Sociodiscursive interactionism
Textbook
Text production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/200
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCEILTON CANDIDO ROCHA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfJoceilton Candido Rocha - Dissertação PROFLETRAS. 2015.15.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.