Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, D. C. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9763266630490597pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olimpio de.
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumoConsiderando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-­se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizou­se pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title Formação docente inicial: experiências e vivências no  PIBID.pt_BR
dc.date.issued2016-06-02
dc.description.abstractConsidering the importance which the Institutional Program of scholarship initiation the teaching (PIBID) has acquired since its creation, with goal to stimulate initial teaching, and contribute with the development and basic education improvement, we objectify in this search highlight the processes and speeches which involve the initial formation in history. However, the analysis here undertaken was done through the use of questionnaires to the scholarship students of subproject of history, as well as scholarship students of others subprojects, whose transcription respected the writing of respondents, material analysis as images and reports in PIBID internet pages depression and PIBID national group in Facebook. Beyond this methodology we analyze information through the public documents about PIBID, such as: official documents, as management reports issued by DEB/CAPES, additional notices and ordinances to these documents we made a bibliographical search relative to the PIBID contribution to initial teacher formation. By the results we realized the importance of actions taken by program to scholarship student formation, they are benefit through the experiences and of the contact with their environment future work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
dc.date.accessioned2021-07-13T10:38:49Z
dc.date.available2021-07-13
dc.date.available2021-07-13T10:38:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunos- cursos de históriapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBIDpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectStudents - History Coursespt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Daniela Cristina Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher education: experiences and experiences in PIBID.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA CRISTINA PEREIRA RAMOS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2016.pdfDaniela Cristina pereira Ramos. TCC. Licenciatura em História. 2016.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.