Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20005
Title: Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB.
Other Titles: Digital technologies: implications of the insertion of an educational software for students from the State School of the Municipality of Cuité - PB.
Tecnologías digitales: implicaciones de la inserción de un software educativo para estudiantes de la Escuela Estatal del Municipio de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: SOUTO, Leidjane Matos de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Batista da Silva
Keywords: Inclusão digital;Software educacional;Ensino-aprendizagem;Digital inclusion;Educational software;Teaching-learning;Inclusión digital;Software educativo;Enseñanza-aprendizaje
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PESSOA, Sandra Valéria Marques da Silva. Tecnologias digitais: implicações da inserção de um software educacional para alunos da Escola Estadual do Município de Cuité - PB. 2011. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo pesquisar a inclusão digital e a inserção do uso de software educacional nos LlS (Laboratórios de Informática) das escolas públicas. Apresenta um estudo de caso, realizado no LI da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método da pesquisa empírica e estudo de caso, ou seja, baseada na experiência, de natureza descritiva e de levantamento de dados, abordando aspectos qualitativos e quantitativos. No projeto realizado junto aos educandos foram desenvolvidas atividades com o uso de programa Gcompris para verificar sua contribuição no processo de inclusão digital e de ensino e aprendizagem dos discentes. Diante deste estudo, os alunos apresentaram avanços significativos na resolução de exercícios com o uso do computador. Considero que as atividades propostas aos estudantes e, especialmente, o projeto relatado neste texto, favoreceram na formulação de uma metodologia didático-pedagógica para aulas ministradas no LI.
Abstract: This study aims to investigate the insertion of digital inclusion and the use of educational software in CL (Computer Labs) in public schools. lt presents a case study conducted in the CL ofEscola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, with the students of 4th grade "C". The methodology used in this study was based on the method o f empirical research and case study, ie, based on experience, descriptive and survey data, focusing on qualitative and quantitative aspects. In the project carried out among students, activities were developed using GCompris program to verify its contribution to digital inclusion and students' process of teaching and learning. Students showed significant progress in problem solving using the computer. I consider that the proposed activities to students and, especially, the project reported in this text, have favored the development of a methodology for teaching the lessons that will be taught in the CL.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tiene como objetivo investigar la inclusión digital y la inserción del uso de software la educación en los Lls (Laboratorios de Informática) de las escuelas públicas. presenta un estudio caso, realizado en el LI de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros, con alumnos de 4º grado "C" del turno de tarde. La metodología utilizada en este La investigación se basó en el método de la investigación empírica y el estudio de casos, es decir, se basó en la experiencia, recopilación descriptiva y de datos, abordando aspectos cualitativo y cuantitativo. En el proyecto realizado con los alumnos, actividades utilizando el programa Gcompris para verificar su contribución al proceso de inclusión digital y enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. En vista de este estudio, los estudiantes mostró avances significativos en la resolución de ejercicios con el uso de la computadora. Considero que las actividades propuestas a los alumnos y, en especial, el proyecto denunciado en este texto, favorecieron la formulación de una metodología didáctico-pedagógica para las clases dado en el LI.
Keywords: Inclusão digital
Software educacional
Ensino-aprendizagem
Digital inclusion
Educational software
Teaching-learning
Inclusión digital
Software educativo
Enseñanza-aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20005
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA VALÉRIA MARQUES DA SILVA PESSOA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfSandra Valéria Marques da Silva Pessoa - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 201113.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.