Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, S. S. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, C. A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280066178376014pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, André Antunes.-
dc.contributor.referee1IDMARTINS, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3245581017989479pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, D. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952952676209702pt_BR
dc.description.resumoA defasagem entre a faixa etária e as dificuldades com a leitura e a escrita nas séries iniciais do Ensino fundamental, tem-se já demonstrado ser o grande dilema na continuidade dos estudos nas séries posteriores. O baixo rendimento escolar. sem dúvida, passa por muitas causas. Este trabalho tem por objetivo diagnosticar o rendimento escolar e apresentar proposta que minimize as diferenças. Para isso foram avaliadas as competências relacionadas à leitura e escrita por meio de pro\ as aplicadas a fim de se verificar o nível de aprendizagem dos alunos do 1° ao 5° ano em escolas da rede municipal de Cuité- PB. Após este procedimento. os resultados foram tabulados e expostos para a equipe pedagógica de cada unidade escolar a fim de serem traçadas metas de recuperação. Ao todo foram avaliados 463 alunos. Para as competências leitoras e escritoras detectamos que do total avaliado 167 alunos lê em e entendem o que lê em e destes, 150 alunos produzem textos. Os 17 restantes não produzem textos e 296 não lê em e não produzem textos. As medidas propostas envolveram a formação continuada do professor, a preparação do ambiente de aprendizagem e o intercâmbio de conhecimentos. Após a aplicação dessas medidas foi feita uma nova avaliação com a amostragem anterior e verificou-se que um número maior de alunos lê com entendimento e interpreta textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.titleDiagnóstico de baixo rendimento escolar no Ensino Fundamental I no Município de Cuité - PB: uma proposta para superar o problema.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe lag between age and the difficulties with reading and writing in thc early grades of elcmentary school, has already proven to be the major dilemma in continuing studics in the later series. The poor academic perfom1ance, no doubt. goes through many causes. This work aims to diagnose the academic perfom1ance and submit a bid to minimiLe thc differences. For this wc asscssed the skills related to reading and writing through tests applicd in ordcr to chcck the levei of learning from the 1st to 5th year in the municipal schools Cuité - PB. After this procedure, the results were tabulated and exposed to the teaching staff of each school in order to be drawn recovery goals. Altogcther, there were 463 students. For readers and \Vriters thc skills we found that the total estimated 167 students read and undcrstand what they read and of these 150 students producc texts. The remaining 17 do not produce texts and 296 do not read and do not produce texts. The proposed measures involved the continuing education of the teacher. preparing the environment for learning and knowledge sharing. After application of these measures was made a new assessment v. ith the previous sampling and found that a larger number of pupils read with understanding and interprcting texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20009-
dc.date.accessioned2021-07-13T14:15:15Z-
dc.date.available2021-07-13-
dc.date.available2021-07-13T14:15:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBaixo rendimento - escolarpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLow performance - schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectAprendiendopt_BR
dc.subjectBajo rendimiento - escuelapt_BR
dc.subjectIntervención pedagógicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Simonia Simonato Garcia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of low school performance in Elementary School I in the Municipality of Cuité - PB: a proposal to overcome the problem.pt_BR
dc.title.alternativeDiagnóstico de bajo rendimiento escolar en la Escuela Primaria I del Municipio de Cuité - PB: una propuesta para superar el problema.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Simonia Simonato Garcia. Diagnóstico de baixo rendimento escolar no Ensino Fundamental I no Município de Cuité - PB: uma proposta para superar o problema. 2011. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenLa brecha entre el grupo de edad y las dificultades para leer y escribir en los primeros grados de la Escuela Primaria, ya se ha demostrado que es el gran dilema en la continuidad de estudios en grados posteriores. Bajo rendimiento escolar. sin duda pasa por muchos causas. Este trabajo tiene como objetivo diagnosticar el desempeño escolar y presentar una propuesta que minimiza las diferencias. Para ello, se evaluaron las habilidades relacionadas con la lectura. y escritura a través de procesos aplicados con el fin de verificar el nivel de aprendizaje del Alumnos de 1º a 5º grado en colegios municipales de Cuité-PB. Después de este procedimiento. los resultados fueron tabulados y expuestos al equipo pedagógico de cada unidad escolar. para establecer objetivos de recuperación. En total, se evaluaron 463 estudiantes. Para las lectura y escritura detectamos que del total evaluado 167 estudiantes leen y entienden lo que leen y de estos, 150 alumnos producen textos. Los 17 restantes no producen textos y 296 no leen ni producen textos. Las medidas propuestas implicaban formación la continuación del profesor, la preparación del entorno de aprendizaje y el intercambio de conocimiento. Tras la aplicación de estas medidas, se realizó una nueva evaluación con el muestreo previo y se encontró que un mayor número de estudiantes leen con comprensión y interpreta textos.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONIA SIMONATO GARCIA SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfSimonia Simonato Garcia Santos - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 201120.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.