Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20059
Title: Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido.
Other Titles: Conceptions of nursing students about depression and care for depressed patients.
Concepciones de estudiantes de enfermería sobre la depresión y el cuidado de pacientes deprimidos.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Marina Gabriela Medeiros de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Izayana Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA, Glenda.
Keywords: Depressão;Estudantes de enfermagem;Assistência de enfermagem;Paciente deprimido - cuidado de enfermagem;Transtorno depressivo;Clínica de depressão;Depression;Nursing care;Depressive disorder;Nursing students;Depressed patient - nursing care;Depression clinic;Depresión;Cuidado de enfermera;Desorden depresivo;Estudiantes de enfermería;Clínica de depresión
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Marina Gabriela Medeiros de. Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido. 2014. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O transtorno depressivo. caracterizado principalmente por tristeza, perda de interesse em atividades e diminuição da energia é o transtorno mental mais comum e é considerado um grave problema de saúde pública. Acredita-se que o conhecimento acerca da depressão é de fundamental importância para o profissional de enfermagem, haja vista seu papel no contato direto com o paciente, agindo como participante ativo na identificação e tratamento dos diversos transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo central conhecer as concepções sobre depressão dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa, realizado através da participação discentes de enfermagem que responderam a um questionário semi estruturado versado sobre a temática da depressão. Os resultados foram analisados por meio da técnica da analise de conteúdo proposta por Bardin. Em seguida, discutidos e analisados com base nos aportes teóricos e dos estudos empíricos pertinentes. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos alunos julga seu conhecimento de bom a regular e justificaram-se. sobretudo, na necessidade de aperfeiçoamento e falta de campo prático. Observou-se também que os participantes, apesar das respostas mostradas anteriormente. explanaram uma assistência de enfermagem pertinente, holística e humanizada, elencando os pontos essenciais que devem ser preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com depressão. Quanto à didática, os discentes apresentaram o método tradicional como preponderante no ensino do distúrbio e propuseram que melhorias no ensino poderiam ser alcançadas com o uso de metodologias ativas e articulação da teoria com a prática. Concluímos que os objetivos, de uma maneira geral. foram alcançados, uma vez que lacunas deixadas por estudos anteriores foram preenchidas.
Abstract: Depressive disorder, primarily characterized by sadness. loss of interest in achvtties and decreased energy , is the most common mental disorder and is considered a serious public health problem . lt is believed that the knowledge about depression is of fundamental importance to the nursing professional , given its role in direct contact with the paticnt, acting as an active participant in the identification and treatment of various mental disordcrs. The main goal of this study was identify the concepts of depression by students of Nursing in Universidade Federal de Campina Grande, Cuité campus. This is a descriptive study under the perspective of qualitative approach, conducted on nursing students who answered a semi- structured quiz verscd on the subject of depression. The results were evaluated through Bardin's technique of content analysis. Then discussed based on theoretical contribution and relevant empirical studics . The main results showcd that most students believed their knowledge is from good to regular and justi.fied this mainly in the need of improvement and lack of practical field. Tt was also observed that participants, despite the answers showed earlier , explained a relevant, holistic and humanized nursing assistance, listing the essential points that should be recommended in nursing care to a patient with depression. As for didacticism, the students presented the traditional method as major intluence in the teaching of the disturbance and proposcd that improvements in education could be achieved with thc use of active methodologies and articulation of theory and practice. We conclude that the goals, in general , have been achicved and gaps left by prcvious studies were fulfilled.
???metadata.dc.description.resumen???: Desorden depresivo. caracterizado principalmente por la tristeza, la pérdida de interés en actividades y la disminución de energía es el trastorno mental más común y se considera un grave problema de salud pública. Se cree que el conocimiento sobre la depresión es de fundamental importancia para el profesional de enfermería, dado su rol de contacto directamente con el paciente, actuando como participante activo en la identificación y tratamiento de varios trastornos mentales. Este estudio tuvo como principal objetivo conocer las concepciones sobre la depresión en estudiantes del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande, campus de Cuité. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de enfoque cualitativo, realizado a través de la participación de estudiantes de enfermería que respondió un cuestionario semiestructurado sobre el tema de la depresión. Tú Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. Luego, discutido y analizado en base a aportes teóricos y estudios empíricos. pertinente. Los principales resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes juzgan su conocimiento de bueno a regular y justificado. sobre todo, en necesidad de mejora y falta de campo práctico. También se observó que los participantes, a pesar de de las respuestas que se muestran arriba. explicó un cuidado de enfermería pertinente, holístico y humanizado, enumerando los puntos esenciales que deben ser recomendado en cuidados de enfermería para un paciente con depresión. En cuanto a didáctica, Los estudiantes presentaron el método tradicional como preponderante en la enseñanza del trastorno y propuso que se podrían lograr mejoras en la enseñanza con el uso de metodologías activa y articulación de la teoría con la práctica. Concluimos que los objetivos, en cierto modo general. se lograron, ya que las brechas dejadas por estudios previos fueron lleno.
Keywords: Depressão
Estudantes de enfermagem
Assistência de enfermagem
Paciente deprimido - cuidado de enfermagem
Transtorno depressivo
Clínica de depressão
Depression
Nursing care
Depressive disorder
Nursing students
Depressed patient - nursing care
Depression clinic
Depresión
Cuidado de enfermera
Desorden depresivo
Estudiantes de enfermería
Clínica de depresión
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20059
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA GABRIELA MEDEIROS DE MOURA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2014.pdfMarina Gabriela Medeiros de Moura - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 201412.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.