Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20083
Title: | Vivências didáticas sobre o Filo Annelida: da vermicompostagem ao lúdico como metodologia de ensino em uma escola pública no município de Jaçanã - RN. |
Other Titles: | Didactic experiences about the Philo Annelida: from vermicomposting to play as a teaching methodology in a public school in the city of Jaçanã - RN. Experiencias didácticas sobre la Philo Annelida: del vermicompostaje al juego como metodología de enseñanza en una escuela pública de la ciudad de Jaçanã - RN. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Alisson Da Costa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SANTOS, Michelle Gomes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
Keywords: | Minhocultura;Educação ambiental;Vermicompostagem;Filo Annelida;Minoculture;Environmental education;Vermicomposting;Philo Annelid;Minocultura;Educación ambiental;Vermicompostaje;Filo anélido |
Issue Date: | 1-Sep-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Alisson da Costa. Vivência didáticas sobre o filo annelida: da vermicompostagem ao lúdico como metodologia de ensino em uma escola pública no município de Jaçanã - RN. 2017. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho teve como base em seu desenvolvimento, expeneucias pratico- metodológicas no ensino de Biologia através da construção de valores trabalhados em associação com práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, consumismo, educação ambiental e reciclagem da matéria orgânica domiciliar e escolar, através do processo de composteiras confeccionadas pelos próprios alunos tendo como base minhocas californianas. O projeto de desenvolvimento sustent~vel e reciclagem de lixo orgânico domiciliar e escolar. foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Teresinha Carolino de Souza, no município de Jaçanã - RN, visando incentivar e levar conhecimentos técnicos e científicos com alunos do 2° ano "A" e " B" (59 alunos) do ensino médio como temática a reciclagem, sustentabilidade e minhocultura, trabalhando a metodologia da vermicompostagem de forma teórico-prática ainda mais clara acerca das defmições de consumo consciente. reciclagem da matéria orgânica e a contribuição da extensão no ambiente escolar, além disso, mostrar alternativas viáveis quando se pensa em desenvolver essa nova forma de administrar os recursos naturais do planeta de uma forma mais responsável, prática e criativa, reutilizando resíduos orgânicos provenientes da própria alimentação domiciliar e escolar. As composteiras foram fabricadas pelos alunos a partir da reutilização de baldes de margarina vazios e outros materiais alternativos, também realizou-se uma gincana entre as tunnas beneficiadas com o projeto e foram aplicados questionários pré e pós- avaliativos ao final das atividades executadas, baseados em experiências vivencíadas pelos alunos no seu cotidiano. Observou-se ao longo do projeto um grande interesse e desempenho dos alunos diante os conteúdos abordados. apesar de alguns temas já serem conhecidos, como a temática da reciclagem da matéria orgânica. Dentre as respostas do questionários de diagnose das concepções adquiridas, que um média de 90% dos alunos que participaram da pesquisa, entenderam as atividades contribuíram para melhorar seus conhecimentos. Os al unos demonstraram com a adoção da metodologia das composteiras uma maior compreensão das características do Filo Annelida. o que os levou à adquirir concepções de causas e soluções de diversos problemas ambientais observados no cotidiano dos mesmos. |
Abstract: | The present work was based on its development, practical-methodological experiences in the teachi ng of biology through the construction of values worked in association with practices related to sustaínable development, consumerísm, environmental education and recycling of home and school organic matter, through the process of composts made by the students themselves based on Californian earthworms. The project for the sustaínable development and recycling of household and school organic waste was developed at the Teresioha Carolino de Souza State School of Elementary and Secondary Education, in the municipality of Jaçanà- RN, aiming to encourage and bríng technical and scientific knowledge with 2nd year students "A" and "B" (59 students) of the bigh school as a subject of recycling, sustainability and minhoculture, working the vermicompost metbodology in ao even more clear theoretical and practical way about the definitions of conscious consumption, recycling of organic matter and the contribution of the extension in the school environment. ín addüion, to sbow víable altematives when thinkíng about developing this new way to manage the natural resources of the planet in a more responsible, practical and creative way, reusing organic residues from the home and school feeding itself. The composts were made by tbe students from the reuse of empty margarine buckets and other altemative matenals, a gymkhana was also perfonned among the groups benefited by the project. and pre and post-evaluation questionnaíres were applíed at the end ofthe activities, based on experiences experienced by students in their daily lives. Throughout the project, a great interest and performance of the students ín relatioo to the contents were observed, although some themes are already known. such as the recycling of organic matter. Among the answers of the diagnostic questionnaires of the acquired conceptions, that an average of 90% of the students wbo participated in the research. understood the activities contributed to improve their knowledge. The students demonstrated with the adoption of the methodology of the composts a greater understanding of the characteristics of the Annelida Phylum, which led tbem to acquire conceptions of causes and solutions of severa! environmental problems observed in their daíly life. |
???metadata.dc.description.resumen???: | El presente trabajo se basó en su desarrollo, experiencias prácticas- metodologías en la enseñanza de la Biología a través de la construcción de valores trabajadas en asociación con prácticas relacionadas con el desarrollo sostenible, consumismo, educación medio ambiente y reciclaje de materia orgánica en el hogar y en las escuelas, a través del proceso de abono elaborado por los propios alumnos a base de lombrices de tierra californianas. El proyecto de desarrollo sostenible y reciclaje de residuos orgánicos domésticos y escolares. fue desarrollado en la Escuela Primaria y Secundaria Estatal Maestra Teresinha Carolino de Souza, en el municipio de Jaçanã - RN, con el objetivo de fomentar y aportar conocimiento estudiantes técnicos y científicos con 2do año "A" y "B" (59 estudiantes) de secundaria como reciclaje temático, sustentabilidad y cultura minera, trabajando en la metodología de vermicompostar de una manera teórica y práctica aún más clara sobre las definiciones de consumo consciente. reciclaje de materia orgánica y la contribución de la extensión en el ambiente escolar, además, para mostrar alternativas viables a la hora de pensar en desarrollar esta nueva forma de gestionar los recursos naturales del planeta de una forma más responsable, práctico y creativo, reutilizando los residuos orgánicos de sus alimentación en el hogar y en la escuela. Los compostadores fueron fabricados por los estudiantes de la También se llevó a cabo la reutilización de baldes de margarina vacíos y otros materiales alternativos. una búsqueda del tesoro entre los tunnas beneficiarios del proyecto y se aplicaron cuestionarios antes y post-evaluación al final de las actividades realizadas, en base a experiencias vividas por los estudiantes en su vida diaria. Hubo gran interés e interés durante todo el proyecto. desempeño de los estudiantes en los contenidos cubiertos. aunque algunos temas ya están conocido, como el tema del reciclaje de materia orgánica. Entre las respuestas del cuestionarios de diagnóstico de concepciones adquiridas, que un promedio del 90% de los estudiantes que participó en la encuesta, entendió que las actividades contribuyeron a mejorar su conocimiento. Los estudiantes demostraron, con la adopción de la metodología de compostadores, una mayor comprensión de las características de Philo Annelida. lo que les llevó a adquirir concepciones de causas y soluciones a diversos problemas ambientales observados en su vida diaria. |
Keywords: | Minhocultura Educação ambiental Vermicompostagem Filo Annelida Minoculture Environmental education Vermicomposting Philo Annelid Minocultura Educación ambiental Vermicompostaje Filo anélido |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ensino-aprendizagem |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20083 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALISSON DA COSTA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdf | Alisson da Costa Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017 | 12.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.