Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20086
Title: A importância do projovem campo "Saberes da Terra" na comunidade do distrito do Melo, Cuité-PB.
Other Titles: The importance of the new field "Saberes da Terra" in the community of the district of Melo, Cuité-PB.
La importancia del nuevo campo "Saberes da Terra" en la comunidad del distrito de Melo, Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ana Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Ana Regina.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Educação de jovens e adultos;EJA;Projovem campo;Projovem - EJA;Youth and adult education;New field;Projovem - EJA;Educación de jóvenes y adultos;Nuevo campo
Issue Date: Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ana Maria. A importância do projovem campo "Saberes da Terra" na comunidade do distrito do Melo, Cuité-PB. 2017. 43. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação é uma conquista do ser humano frente aos sistemas educacionais de cada país. O Projovem Campo ''Saberes da Terra" é um programa de escolarização de jovens e familiares agricultores em nível fundamental dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à qualificação social e profissiOnal. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver JUnto aos alunos do referido proJeto metodoJogias que, integradas aos seus conhecimentos prévios. pudessem facilitar o aprendizado em sala de aula numa escola do Distrito do Melo (Cuité-PB). Foi um estudo de natureza qualitativa, tendo o intuito de analisar os possíveis impactos sociais e transformadores. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Queiroz (primeiro momento, aplicação do questionário I: l2~ segundo momento, aplicação do questionário 2. n=09) no Distrito do Melo. O período total das atividades foi de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016. Quanto ao levantamento de dados, foram aplicados dois questionários sobre o tema a ser pesquisado. Por fim, os dados obtidos foram analisados e trabalhados como quadros (resultados quaJitativos) e também como frequencias percentuais (resultados quantitativos), exibidos em gráficos. Dentre os que participaram do primeiro momento (n=12), observamos que a maioria (66,67%) era do gênero masculmo Quando questionados sobre como eles classificavam os temas abordados em sala de aula, 41 ,67% classificaram os conteúdos como bons. Todos os entrevistados mostraram percepções positivas sobre o programa no qual estavam inseridos. Nas atividades extra curriculares, dentre muitas, pode-se destacar a produção de licores reg1onais, geléias de frutas produzidas pela comunidade, produção de bolo de milho e a produção de material de limpeza. Os alunos ex1biram total interesse por um modelo de educação que incluísse a realidade sócio ambiental na qual estão inseridos. Consideramos que intervenções mais aprofundadas e continuadas são imprescindíveis a fixação do homem do campo nas comunidades rurais.
Abstract: Educatíon ís a human's achíevement face to the educational systems of each country. The Projovem Campo "Saberes da Terra" is a educational program for young people and family farmers at a fundamental levei, within the Educação de Jovens e Adultos (EJA) modality, integrated with social and professional qualification. The objective ofthe present study was to develop with the students of thís project methodologies that, integrated with their previous knowledge, could facilitate the leaming in the classroom in a school in the District of Melo (Cuité-PB). It was a qualitative study, with the purpose of analyzing the possible social and transformational impacts. Tbe subjects of tbe research were the students of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Domiciano de Queiroz (first moment: n = 12, second moment: n = 09) in the Distrito do Melo. The total period of activities was from February 2015 to December 2016. As for the data collection, two questionnaires were app1ied on the subject to be researched. Finally, the data obtained were analyzed and worked as tables (qualitative results) and also as percentage frequencies (quantitative results), shown in graphs. Among those who participated in the first stage (n - 12), we observed that the majority (66.67%) were of the masculine gender. When questioned about how they ranked the topics covered in the classroom, 41.67% rated the content as good. All the interviewees showed positive perceptions about the program in which they were inserted. Extracurricular activities include the production ofregionalliqueurs, fruitjams produced by the community, production o f com cake and the production o f cleaning materiais. The students showed total interest in an education model that included the socio-environmental reality in which they are inserted. We believe that more in-depth and ongoing interventions are essential to the establishment of rural man in rural cornmunities.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación es un logro del ser humano frente a los sistemas educativos de cada país. O Projovem Campo '' Saberes da Terra '' es un programa de escolarización para jóvenes y sus familias agricultores a nivel fundamental dentro de la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), integrado con la calificación social y profesional. El objetivo de este trabajo fue a desarrollar junto a los alumnos del citado proyecto metodológico que, integrado en su conocimiento previo. podría facilitar el aprendizaje en el aula en una escuela del Distrito de Melo (Cuité-PB). Fue un estudio cualitativo, con el objetivo de analizar los posibles impactos sociales y transformadores. Los sujetos de investigación fueron los estudiantes de la Escuela Primaria Municipal Domiciano de Queiroz (primero, aplicación del cuestionario I: 12 ~ segundo momento, aplicación del cuestionario 2. n = 09) no Distrito de Melo. El período total de actividades fue de febrero de 2015 a diciembre de 2016. En cuanto a la recolección de datos, se aplicaron dos cuestionarios sobre el tema a ser buscado. Finalmente, los datos obtenidos se analizaron y trabajaron en forma de tablas. (resultados cuantitativos) y también como frecuencias porcentuales (resultados cuantitativos), mostrado en gráficos. Entre los que participaron en el primer momento (n = 12), observamos que la mayoría (66,67%) eran hombres. Cuando se les preguntó cómo clasificó los temas tratados en el aula, el 41,67% clasificó los contenidos como Bien. Todos los encuestados mostraron percepciones positivas sobre el programa en el que fueron insertados. En las actividades extracurriculares, entre muchas, la producción de licores regionales, jaleas de frutas de producción comunitaria, producción de torta de maíz y la producción de material de limpieza. Los estudiantes mostraron pleno interés en un modelo educativo que incluye la realidad socioambiental en la que se insertan. Creemos que las intervenciones más profundas y continuas son esenciales para asentamiento de la población rural en comunidades rurales.
Keywords: Educação de jovens e adultos
EJA
Projovem campo
Projovem - EJA
Youth and adult education
New field
Projovem - EJA
Educación de jóvenes y adultos
Nuevo campo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20086
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfAna Maria Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20177.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.