Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOREIRA, T. R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213722450034598pt_BR
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDFEITOSA, I. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365348809105212pt_BR
dc.contributor.referee1JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.referee1IDJUSTINO FILHO, J.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715pt_BR
dc.contributor.referee2AGRA, Glenda.-
dc.contributor.referee2IDAGRA, G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4881187066358568pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo conhecer as concepções dos acadêmicos do décimo período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité, acerca da atuação do enfermeiro no CAPS. Trata·se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 19 estudantes, 14% do sexo feminino e 5% do sexo masculino com faixa etária média de 26,89 anos, que responderam um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os acadêmicos apresentam concepções bem elaboradas acerca da doença mental. O cuidado ao paciente portador de doença mental foi abordado nas disciplinas Saúde Mental, Psiquiatria e Psicologia. Os estudantes relataram que as ações desenvolvidas em seus estágios de saúde mental são de caráter recreativo, e disseram não ter dificuldades na realização das mesmas. Em relação as abordagens de cuidar que foram repassadas para os estudantes, os mesmo discorreram que foi de maneira satisfatória, explanando assistência humanizada e holística, relacionando os pontos principais que devem ser preconizados na assistência de enfermagem a um paciente com transtorno mental e que portanto conhecem o papel do enfermeiro no CAPS. Quando questionados se sentem·se aptos a trabalharem no CAPS metade dos entrevistados disseram que não e a outra metade afirmaram que sim. Esses resultados foram discutidos com base nos aportes teóricos e nos estudos empíricos pertinentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem Psiquiátricapt_BR
dc.titleA atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis study aimed to know the conceptions o f academics of the tenth semester o f the Nursing coursc ofthe Federal University ofCampina Grande, Cuité campus, about the role ofnurses in CAPS. This is a descriptive study under the qualitative perspective ofthe approach that included the participation o f 19 students, 14% female and 5% mal e with an average age o f 26.89 years, who answered a semi-structurcd questionnaire. Thc data were analyzed by the tcchnique of contcnt analysis proposed by Bardin. The results of this research showed that academicians present elaborate conceptions about mental illness. Care to patients with mental illness was discussed in the disciplines Mental I Jealth. Psychiatry and Psychology. Students reported that thc actions developed in their stages of mental health are recreational charactcr, and they said had no difficulties in meeting them. Regarding the approaches of caring, have been passed to thc students, they discoursed that was satisfactol) manner, explaining human assistance and holistic care, listing the key points that should be recommended in the nursing care for a patient with a mental disorder and thcrefore know the role ofnurses in CAPS. When asked ifthey feel able to work in CAPS, half of those interviewed said no and the other half said yes. These results were discussed based on theoretical issues and relevant empirical studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20099-
dc.date.accessioned2021-07-19T17:42:16Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2021-07-19T17:42:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem psiquiátricapt_BR
dc.subjectCAPS - enfermeirospt_BR
dc.subjectEnfermeiro - CAPS - atuaçãopt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectCAPS - nursespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectPsychiatric Nursingpt_BR
dc.subjectNurse - CAPS - performancept_BR
dc.subjectSalud mentalpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectCAPS - enfermeraspt_BR
dc.subjectEstudiantespt_BR
dc.subjectEnfermería psiquiátricapt_BR
dc.subjectEnfermera - CAPS - rendimientopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Thannize Raquel de Alencar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of nurses at CAPS: conceptions of nursing students.pt_BR
dc.title.alternativeEl papel de las enfermeras en CAPS: concepciones de los estudiantes de enfermería.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Thannize Raquel de Alencar. A atuação do enfermeiro do CAPS: concepções dos acadêmicos de enfermagem. 2014. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tuvo como objetivo conocer las concepciones de los académicos del décimo período. del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité, sobre el papel de las enfermeras en CAPS. Este es un estudio descriptivo desde la perspectiva de enfoque cualitativo con la participación de 19 estudiantes, 14% mujeres y 5% hombres con una edad promedio de 26,89 años, que respondieron una cuestionario semiestructurado. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesto por Bardin. Los resultados de esta investigación demostraron que los académicos Presentar concepciones bien desarrolladas sobre la enfermedad mental. atencion al paciente Se abordó a una persona con una enfermedad mental en las asignaturas Salud Mental, Psiquiatría y Psicología. Los estudiantes informaron que las acciones desarrolladas en sus etapas de salud mental son de carácter recreativo, y dijeron que no tuvieron dificultades para llevarlos a cabo. En relación a enfoques de la atención que se transmitieron a los estudiantes, dijeron que era satisfactoriamente, explicando el cuidado humanizado y holístico, enumerando los puntos que debe recomendarse en cuidados de enfermería para un paciente con trastorno mental y por tanto conocer el papel de las enfermeras en CAPS. Cuándo Cuando se les preguntó si se sentían capaces de trabajar en el CAPS, la mitad de los entrevistados dijo que no y la otra mitad dijo que sí. Estos resultados se discutieron con base en la aportes teóricos y estudios empíricos relevantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THANNIZE RAQUEL DE ALENCAR MOREIRA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2014.pdfThannize Raquel de Alencar Moreira - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 201414.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.