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Title: Literatura e história na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental II.
Other Titles: Literature and history in the classroom: a partnership for literacy in elementary school II.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Liz Romão de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MANGUEIRA, José Vilian.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
Keywords: Leitura;História;Ensino fundamental;Interdisciplinaridade;Letramento;Reading;History;Elementary School;Interdisciplinarity;Literacy
Issue Date: 20-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Liz Romão de. Literatura e história na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental II. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva reafirmar a necessidade de a escola voltar-se para o letramento dos indivíduos como uma forma de inseri-los na sociedade de maneira atuante e competente. Desde a construção do Projeto Político Pedagógico até a gestão da sala de aula precisam garantir práticas educativas que visem o desenvolvimento do letramento.A proposta é que o texto literário seja efetivamente utilizado em sala de aula por todas as áreas do conhecimento, pois todas são responsáveis pelo desenvolvimento da competência leitora dos alunos, visto que, o mundo contemporâneo exige um sujeito crítico, capaz de intervir na realidade. Isso é possível através do contato com mundos diferentes que a literatura é capaz de proporcionar e, portanto, constitui-se num campo fértil para estabelecer diálogos consigo mesma ou com outros textos e até com outras épocas, o que permite ao aluno inferir, comparar, concordar, discordar e questionar, habilidades fundamentais na construção do leitor competente. Este trabalho propõe uma aproximação entre Literatura da História, através da leitura do romance “Viagens de Gulliver”, enquanto gênero literário, bastante rico pela complexidade de personagens e fatos que fazem parte do enredo, e que nada mais são do que uma visão fictícia das sociedades e dos valores morais, intelectuais e culturais que se descortinam na narrativa. A turma escolhida foi o 9º ano do Ensino Fundamental por apresentar maturidade para dialogar com um romance que enfatiza a formação das sociedades, a condição humana diante do poder e as guerras, assuntos pertencentes ao currículo de História na série citada. Este trabalho apresenta uma proposta interdisciplinar entre História e Literatura pois acredita-se que o aluno precisa compreender que a realidade social é uma construção histórica da humanidade, e que o romance “Viagens de Gulliver” possibilita ao aluno entrar em contato com diferentes pontos de vista, que revela “os lugares da memória”. A disciplina de História foi escolhida por estabelecer ligação com a Literatura porque ambas proporcionam uma ampla visão das sociedades através do processo de complementaridade entre ficção e realidade. No ensino fundamental, a leitura literária é imprescindível, independente da área de conhecimento, porque ela é responsável pela construção da autonomia individual e coletiva. Tal autonomia é adquirida a partir da interação entre os indivíduos permeada pela leitura. Por este motivo a proposta de intervenção objetiva aproximar o romance “Viagens de Gulliver” e o livro didático do 9º ano como forma de proporcionar ao aluno diversas possibilidades de perceber a realidade.
Abstract: This work aims to reaffirm the need for the school to turn to the literacy of individuals as a way to insert them into the society in an active and competent way, to this end is fundamental the innovation of the whole educational practices, since the construction of the Pedagogic Political Project to the classroom management. The proposal is that the literary text is effectively used in the classroom by all areas of knowledge, because all are responsible for the development of reading competence of the students, since the contemporary world requires a critical subject, able to intervene in reality. This is possible, since each teacher has a thorough knowledge of the features of reading act. In order to the dialog among them happens safely and fertility. Literature allows contact with different worlds and, therefore constitutes a fertile field for contacting the dialogues it’s capable of providing, either with itself or with other texts and even other epochs, what allows students to infer, compare, agree, disagree and question, fundamental skills in building competent reader. To approximate the History of Literature, it proposes the reading of the novel as a literary genre, very rich by the complexity of the characters and events that are part of the plot, and which are nothing more than a fictitious vision of societies and of the moral, intellectual and cultural values that are revealed in the narrative. The goal is to appropriate of the literary text as historical source, in order to the students start to understand that social reality is a historic building of humanity, and to this end, this historical reading needs to be interdisciplinary, this is the reason of the choice for the novel, which allows contact with different points of view, which reveals the "places of memory". In elementary school, literary reading is essential, regardless of the area of knowledge, because it is responsible for the construction of individual and collective autonomy.
Keywords: Leitura
História
Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Letramento
Reading
History
Elementary School
Interdisciplinarity
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/201
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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