Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Marciel Medeiros de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8260723751025226pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOSpt_BR
dc.contributor.referee1IDJAQUELINE LIXANDRÃO SANTOSpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Jussiê Ubaldo da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, J. U.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3028612736218078pt_BR
dc.description.resumoO objetivo a ser trabalhado é fazer de modo elementar uma relação entre Matemática e a :Ylúsica, desde a Grécia Antiga, nas quais serão abordadas algumas escalas musicais. Sabe-se mediante fatos históricos que Pitágoras foi o primeiro a iniciar esse processo de estudos onde envolvia a Matemática e a Música, juntamente com sus alunos. Foi até de um de seus alunos, Arquitas, que teria definido a música como uma das quatro ciências matemática a serem lecionadas na Europa na Idade Média. Esle trabalho tenta apresentar de forma simples algumas interações entre Matemática e Música, fa- zendo uma análise de a algumas proporções musicais que auxiliam na observação da escala musical Pitagórica e suas particularidades, através do estudo do monocórdio. Introduziremos também. o conceito e as vantagens da escala temperada, aquela que é usada pelos músicos ocidentais atualmente. Pretendemos, ainda, analisar o processo de construção de algumas escalas musicais, dentre elas, osmodos de escalas utilizadas na Grécia Antiga, baseada em razões de números inteiros e a Escala Temperada, lar- gamente utilizada na música ocidental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleMatemática e música: tópicos elementares do monocórdio ao violão.pt_BR
dc.date.issued2017-04-05-
dc.description.abstractThc objectivc to be workcd isto makc clemcntnry a relationship bctwccn Mathmnatics and Music, from Ancicnt Grcerc, in which will be approachcd some musical sca.lcs. It is known through historical facts that PitÃjgoras was the first to begin thts process of studics where it involvcd Mathcmatics and Music togcthcr with its studcnts. It was even onc of his pupils, Ardütas. who \\'Ould have defined music as onc of the four mathematical scienccs to bc• taught in Europc in thc t-.Iiddlc Ages. This work lrles to prcsent in a simple way some interactions bctwccn t-.1athematics and Musit, making an analysis of the some mu.'lical proportions that hclp in the observation of thc musical scalc Pythagorean and its p~trticularitics, through t he study of the monochord. Wc will also introducc the conccpl and advantagcs of lhe tempcrcd scale, thc onc tha.l is used by Wcstcrn musicians today. We also intend lo analyzc thc process of construclion of some musical scalcs, among them, thc scalcs modes usrd in Ancient Grccce, bascd on intcgcr ratios and thc Tcmpcred Scalc, wirlrly uscd in westcrn music.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20159-
dc.date.accessioned2021-07-21T12:54:26Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-07-21T12:54:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática e músicapt_BR
dc.subjectMonocórdiopt_BR
dc.subjectMatemática elementarpt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectMath and musicpt_BR
dc.subjectMonochordpt_BR
dc.subjectElementary mathpt_BR
dc.subjectMusical theorypt_BR
dc.subjectMatemáticas y músicapt_BR
dc.subjectMonocordiopt_BR
dc.subjectMatemáticas elementalespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Ricardo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics and music: elementary topics from monochord to guitar.pt_BR
dc.title.alternativeMatemáticas y música: temas elementales desde monocordio hasta guitarra.pt_BR
dc.identifier.citationNascimento, Ricardo da Silva. Matemática e música: tópicos elementares do monocórdio ao violão. 2017. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo a trabajar es realizar una relación elemental entre las Matemáticas y :Ylúsica, desde la Antigua Grecia, en la que se abordarán algunas escalas musicales. Se sabe por hechos históricos que Pitágoras fue el primero en iniciar este proceso de estudios que involucró a las Matemáticas y la Música, junto con sus alumnos. Fue incluso uno de sus alumnos, Arquitas, quien habría definido la música como una de las cuatro ciencias matemáticas que se enseñaban en Europa en la Edad Media. Este trabajo trata de presentar de manera sencilla algunas interacciones entre las Matemáticas y la Música, haciendo un análisis de algunas proporciones musicales que ayuden en la observación de la escala musical pitagórica y sus particularidades, a través del estudio del monocordio. También presentaremos. el concepto y las ventajas de la escala temperada, la que utilizan los músicos occidentales en la actualidad. También pretendemos analizar el proceso de construcción de algunas escalas musicales, entre ellas, los modos de escala utilizados en la Antigua Grecia, basados ​​en proporciones de números enteros, y la Escala Templada, muy utilizada en la música occidental.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO DA SILVA NASCIMENTO - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2017.pdfRicardo da Silva Nascimento - TCC Licenciatura em Matemática CES 20174.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.