Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
Title: A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.
Other Titles: La contribución de la pasantía supervisada y PIBID al uso de múltiples idiomas en la geografía escolar.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Eliene Damião de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Mariana Borba de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
Keywords: Geografia- ensino;Formação docente;Estágio supervisionado- PIBID;Geografía- enseñanza;Formación docente;Pasantía supervisada - PIBID
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Eliene Damião de. A contribuição do estágio supervisionado e do PIBID para o uso de múltiplas linguagens na geografia escolar.2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma o Estágio Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) podem contribuir com o processo de ensino aprendizagem de geografia. Assim, pensando a importância do desenvolvimento critico­reflexivo do educando e das metodologias adotadas em sala de aula para a construção do conhecimento geográfico escolar, o uso de múltiplas linguagens possibilita de forma significativa a construção do conhecimento do educando. Desse modo, por meio da atuação no Estágio Supervisionado em Geografia II, realizado durante o mês de agosto de 2013 na Escola M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles no 6º ano B e de um estudo do meio realizado no município de São José de Piranhas-­PB, à transposição do Rio São Francisco em setembro de 2015, com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e turmas do 8º B e 9º ano B, da Escola E.E.F.M Professor Crispim Coelho, foi possível usar de variadas linguagens no ensino de temáticas geográficas para facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, a construção da pesquisa em questão se deu a partir de um levantamento bibliográfico atrelado as experiências vivenciadas em sala de aula, onde foi possível fazer uma reflexão sobre a importância das metodologias e linguagens utilizadas no Ensino de Geografia. Assim foi visto, no final da pesquisa, que as múltiplas linguagens no Ensino de Geografia contribuem de forma significativa na compreensão do conhecimento e temáticas geográficas no processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Abstract: This work intends to analyze how the supervised practice and the PIBID can contribute to teaching and learning process of geography. Thus, Thus, considering the importance used in the classroom to construct the school geographic knowledge, and how the use of multiple languages enables the construction of the student's knowledge. Thus, by acting on the Supervised Practice in Geography II, executed during the month of August 2013 at M.E.I.E.F. Cecilia Estolano Meireles School in the 6th grade B and an environment study executed in São José de Piranhas­PB, the transposition of the São Francisco River in September 2015, with the scholarship students of Teaching Starting Institutional Program (PIBID) and classes of 8th grade B and 9th grade B, of E.E.F.M. Professor Crispim Coelho School, it was possible to use different languages in the teaching of geographic thematic to facilitate the understanding of the content by students. Therefore, the construction of the research this work was based in a bibliographic literature linked to the experiences of practice in the classroom, that was possible to reflect about the importance of methodologies and languages used in the Geography Teaching. So, it was seen, in the end of this research, that the multiple languages, in the Geography Teaching, contribute significantly in the understanding of the knowledge and the geographic thematic, as well as the learning process in the school environmen.
Keywords: Geografia- ensino
Formação docente
Estágio supervisionado- PIBID
Geografía- enseñanza
Formación docente
Pasantía supervisada - PIBID
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20161
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIENE DAMIÃO DE SOUSA. TCC.LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfEliene Damião de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2016.907.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.