Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, I. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748327653323323pt_BR
dc.contributor.advisor1JUSTINO FILHO, José.-
dc.contributor.advisor1IDJUSTINO FILHO, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425252130057715pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Ramilton Marinho.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, R. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962940713009254pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.description.resumoO Brasil passa por intensas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, apresentando em um ritmo acelerado novos desafios e possibilidades de crescimento para a população. Nessa realidade, a educação se insere como um poderoso instrumento de modernização e avanço social. O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre o processo histórico da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, focando em especial a criação e implementação dessa modalidade de ensino na Escola Municipal do Sítio Espinheiro, Cuité - PB. A pesquisa também teve como objetivos identificar o perfil dos alunos beneficiados pela EJA na referida escola e a importância da escolaridade para o melhor desempenho na sua atividade profissional. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e interpretativa. Os instrumentos utilizados foram questionários aplicados aos alunos e professora da modalidade de EJA atuantes na escola em questão. O resultado mostrou que os alunos entrevistados estão conscientes da importância que o conhecimento sistemático terá em suas vidas, como também no próprio trabalho, que possibilitará a melhoria das condições de ascensão na carreira profissional ou busca de uma melhor oportunidade. E que apesar de todas as dificuldades enfrentadas por estes alunos, deveremos incentivá-los a manter a perseverança em procurar a escola e continuar a trajetória estudantil, um dia interrompida por diversos fatores. Em relação ao professor, através desta pesquisa, observamos o quanto é difícil encontrar profissionais realmente preparados para atuar na EJ A, como também não há uma grande preocupação das instituições de ensino superior com a formação acadêmica voltada para esse segmento educacional. Porém, é preciso reforçar que a professora apesar de não ser capacitada especificamente para EJA, é comprometida com a • .) educação dos jovens e adultos. O professor precisa deverá ser valorizado para que a educação tenha uma qualidade superior. Se esse grande salto ocorrer, há a possibilidade de construir uma sociedade justa, crítica e com sujeitos competentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Adultospt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos na Escola Municipal e Associação de Apicultores do Sítio Espinheiro, Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2013-09-30-
dc.description.abstractBrazil is going through intense social, political, economic and cultural . presenting in a fast- paced new challenges and opportunities for growth for the population . In this reality. education is included as a powerful instrument of modernization and social advancement. This paper aims to reflect on the historical process o f the education o f youth and adults ( EJA) in Brazil , focusing in particular on the creation and implementation o f this type of education in the School Site Council buckthom Cuité - PB . The survey also aimed to identify the pro file of students benefited by EJA at the school and the importance of education for the best performance in their professional activity. The research began with a literature review, documentary, descriptive and interpretative. The instruments used were questionnaires administered to students and teacher mode EJA active in the school in question. The result showed that the students interviewed are aware of the importance of systematic knowledge will have on their lives, but also in the work itself, which will enable the improvement of career advancement or professional seeking a better opportunity. And that despite ali lhe difficulties faced by these students, we should encourage them to maintain perseverance in seeking the school and continue the trajectory student one day interrupted by several factors. Regarding the teacher, through this research, we observed that it is difficult to find professionals really prepared to act in the EJA, but also there is a great concern of higher education institutions with academic training toward this educational segment. However, we must strengthen the teacher despite not being trained specifically for adult education, is committed to the education of youth and adults. The teacher needs to be valued for that education has a higher quality. If this big jump occurs, there is the possibility of building a just society, criticai and competent individuais.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20191-
dc.date.accessioned2021-07-22T17:20:47Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-22T17:20:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos e apicultura familiarpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectHistórico da EJApt_BR
dc.subjectApicultores - associaçãopt_BR
dc.subjectApicultura familiarpt_BR
dc.subjectYouth and adult education and family beekeepingpt_BR
dc.subjectEJA Historypt_BR
dc.subjectFamily beekeepingpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectBeekeepers - associationpt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultos y apicultura familiarpt_BR
dc.subjectAsociación de apicultorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Idiovane Lira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe education of young people and adults in the Municipal School and Beekeepers Association of Sítio Espinheiro, Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeLa educación de jóvenes y adultos en la Escuela Municipal y Asociación de Apicultores del Sítio Espinheiro, Cuité-PB.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Idiovane Lira de. A educação de jovens e adultos na Escola Municipal e Associação de Apicultores do Sítio Espinheiro, Cuité-PB. 2013. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenBrasil atraviesa intensos cambios sociales, políticos, económicos y culturales, presentando a un ritmo acelerado nuevos retos y posibilidades de crecimiento para el población. En esta realidad, la educación se inserta como un poderoso instrumento de modernización y avance social. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el proceso historia de la educación de jóvenes y adultos (EJA) en Brasil, centrándose en particular en la creación y implementación de esta modalidad docente en la Escuela Municipal de Sítio Espinheiro, Cuité - PB. La investigación también tuvo como objetivo identificar el perfil de los estudiantes que se benefician de la EJA en esa escuela y la importancia de la educación para un mejor desempeño en sus actividad profesional. La investigación partió de un trabajo bibliográfico, documental, descriptivo e interpretativo. Los instrumentos utilizados fueron cuestionarios aplicados a la Alumnos y profesor de EJA que trabajan en la escuela en cuestión. El resultado demostró que los estudiantes entrevistados son conscientes de la importancia que tiene el conocimiento sistemática tendrá en sus vidas, así como en su trabajo, lo que permitirá la mejora las condiciones para ascender en la carrera profesional o buscar una mejor oportunidad. Y que a pesar de todas las dificultades que enfrentan estos estudiantes, debemos alentarlos a mantener la perseverancia en la búsqueda de la escuela y continuar la trayectoria estudiantil, un día interrumpido por varios factores. En relación al docente, a través de esta investigación, observamos lo difícil que es encontrar profesionales que estén realmente preparados para trabajar en EJ A, así como no existe una gran preocupación de las instituciones de educación superior con el formación académica enfocada a este segmento educativo. Sin embargo, es necesario reforzar que la maestra a pesar de no estar capacitada específicamente para EJA, está comprometida con el •.) educación de jóvenes y adultos. El docente necesita ser valorado para que la educación tener una calidad superior. Si se produce este gran salto, existe la posibilidad de construir una sociedad justa, crítica con sujetos competentes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDIOVANE LIRA DE CARVALHO - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfIdiovane Lira de Carvalho - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20135.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.