Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20197
Title: Contribuição para inserção das diretrizes da economia solidária nos conteúdos programáticos da EJA.
Other Titles: Contribution to the insertion of solidarity economy guidelines in the EJA syllabus.
Contribución a la inserción de pautas de economía solidaria en el temario de EJA.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Jacilda Macêdo de Oliveira Martins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Denise Domingos da.
Keywords: Conteúdos programáticos EJA;Economia Solidária;Geração de renda;EJA - perfil - aluno;Educação;EJA syllabus;Income generation;Education;Solidarity economy;EJA - profile - student;Programa de estudios de EJA;Generación de ingreso;Educación;EJA - perfil - estudiante
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Jacilda Macêdo de Oliveira Martins. Contribuição para inserção das diretrizes da economia solidária nos conteúdos programáticos da EJA. 2013. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, onde uma das funções é a ;reparação, pois proporciona aos jovens e adultos a oportunidade de alfabetiza.-- se e buscar meios de desenvolver-se. É importante que gestores e professores adotem metodologias que possibilitem o fortalecimento e melhoria da EJA com foco em Economia Solidária O educando busca.a na educação um caminho de transformação para sua vida. Este trabalho objetiva contribuir para inserção das diretrizes da Economia Solidária nos conteúdos programáticos da EJA, possibilitando um redesenho curricular, priorizando conteúdos e práticas que valorizem e subsidiem as formas de geração de renda. O Empreendedorismo surge como uma alternativa de desenvolvimento econômico para contemplar as necessidades dos educandos, requerendo melhores políticas públicas para a formação dos professores que atuam nessa modalidade sob essa nova perspectiva.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality, where one of the functions is ;eparation, as it provides young people and adults with the opportunity to literate. and look for ways to develop. It is important that managers and teachers adopt methodologies that enable the strengthening and improvement of EJA with a focus on Economics Solidarity educ.ando seeks in education a path of transformation for its life. This work aims to contribute to the insertion of Solidarity Economy guidelines in the EJA syllabus, enabling a curriculum redesign, prioritizing contents and practices that value and support the sources of income generation. O Entrepreneurship emerges as an economic development alternative for contemplate the needs of students, requiring better public policies for the training of teachers who work in this modality under this new perspective.
???metadata.dc.description.resumen???: La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es una modalidad de enseñanza, donde uno de los funciones es; eparación, ya que brinda a los jóvenes y adultos la oportunidad de enseñar a leer y escribir. y buscar formas de desarrollarse. Es importante que los gerentes y maestros adopten metodologías que permitan el fortalecimiento y mejoramiento de EJA con enfoque en Economía Solidaridad educ.ando busca en la educación un camino de transformación para su vida. Este trabajo tiene como objetivo contribuir a la inserción de los lineamientos de Economía Solidaria en la Plan de estudios de EJA, que permite un rediseño curricular, priorizando contenidos y prácticas que valoran y apoyan las fuentes de generación de ingresos. O El emprendimiento surge como una alternativa de desarrollo económico para contemplar las necesidades de los estudiantes, exigiendo mejores políticas públicas para la formación de docentes que trabajen en esta modalidad bajo esta nueva perspectiva.
Keywords: Conteúdos programáticos EJA
Economia Solidária
Geração de renda
EJA - perfil - aluno
Educação
EJA syllabus
Income generation
Education
Solidarity economy
EJA - profile - student
Programa de estudios de EJA
Generación de ingreso
Educación
EJA - perfil - estudiante
???metadata.dc.subject.cnpq???: Avaliação da Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20197
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACILDA MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfJacilda Macêdo de Oliveira Martins Costa - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20135.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.