Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043362841474289pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780232680640790pt_BR
dc.contributor.referee1MANGUEIRA, José Vilian.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva reafirmar a necessidade de a escola voltar-se para o letramento dos indivíduos como uma forma de inseri-los na sociedade de maneira atuante e competente. Desde a construção do Projeto Político Pedagógico até a gestão da sala de aula precisam garantir práticas educativas que visem o desenvolvimento do letramento.A proposta é que o texto literário seja efetivamente utilizado em sala de aula por todas as áreas do conhecimento, pois todas são responsáveis pelo desenvolvimento da competência leitora dos alunos, visto que, o mundo contemporâneo exige um sujeito crítico, capaz de intervir na realidade. Isso é possível através do contato com mundos diferentes que a literatura é capaz de proporcionar e, portanto, constitui-se num campo fértil para estabelecer diálogos consigo mesma ou com outros textos e até com outras épocas, o que permite ao aluno inferir, comparar, concordar, discordar e questionar, habilidades fundamentais na construção do leitor competente. Este trabalho propõe uma aproximação entre Literatura da História, através da leitura do romance “Viagens de Gulliver”, enquanto gênero literário, bastante rico pela complexidade de personagens e fatos que fazem parte do enredo, e que nada mais são do que uma visão fictícia das sociedades e dos valores morais, intelectuais e culturais que se descortinam na narrativa. A turma escolhida foi o 9º ano do Ensino Fundamental por apresentar maturidade para dialogar com um romance que enfatiza a formação das sociedades, a condição humana diante do poder e as guerras, assuntos pertencentes ao currículo de História na série citada. Este trabalho apresenta uma proposta interdisciplinar entre História e Literatura pois acredita-se que o aluno precisa compreender que a realidade social é uma construção histórica da humanidade, e que o romance “Viagens de Gulliver” possibilita ao aluno entrar em contato com diferentes pontos de vista, que revela “os lugares da memória”. A disciplina de História foi escolhida por estabelecer ligação com a Literatura porque ambas proporcionam uma ampla visão das sociedades através do processo de complementaridade entre ficção e realidade. No ensino fundamental, a leitura literária é imprescindível, independente da área de conhecimento, porque ela é responsável pela construção da autonomia individual e coletiva. Tal autonomia é adquirida a partir da interação entre os indivíduos permeada pela leitura. Por este motivo a proposta de intervenção objetiva aproximar o romance “Viagens de Gulliver” e o livro didático do 9º ano como forma de proporcionar ao aluno diversas possibilidades de perceber a realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura e história na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2015-07-20-
dc.description.abstractThis work aims to reaffirm the need for the school to turn to the literacy of individuals as a way to insert them into the society in an active and competent way, to this end is fundamental the innovation of the whole educational practices, since the construction of the Pedagogic Political Project to the classroom management. The proposal is that the literary text is effectively used in the classroom by all areas of knowledge, because all are responsible for the development of reading competence of the students, since the contemporary world requires a critical subject, able to intervene in reality. This is possible, since each teacher has a thorough knowledge of the features of reading act. In order to the dialog among them happens safely and fertility. Literature allows contact with different worlds and, therefore constitutes a fertile field for contacting the dialogues it’s capable of providing, either with itself or with other texts and even other epochs, what allows students to infer, compare, agree, disagree and question, fundamental skills in building competent reader. To approximate the History of Literature, it proposes the reading of the novel as a literary genre, very rich by the complexity of the characters and events that are part of the plot, and which are nothing more than a fictitious vision of societies and of the moral, intellectual and cultural values that are revealed in the narrative. The goal is to appropriate of the literary text as historical source, in order to the students start to understand that social reality is a historic building of humanity, and to this end, this historical reading needs to be interdisciplinary, this is the reason of the choice for the novel, which allows contact with different points of view, which reveals the "places of memory". In elementary school, literary reading is essential, regardless of the area of knowledge, because it is responsible for the construction of individual and collective autonomy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/201-
dc.date.accessioned2017-12-29T14:34:13Z-
dc.date.available2017-12-29-
dc.date.available2017-12-29T14:34:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Liz Romão de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature and history in the classroom: a partnership for literacy in elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Liz Romão de. Literatura e história na sala de aula: uma parceria para o letramento no ensino fundamental II. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIZ ROMÃO DE BRITO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2015.pdfLiz Romão de Brito - Dissertação PROFLETRAS.2015.1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.