Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, C. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3573110829720422pt_BR
dc.contributor.advisor1MAIA, Kyev Moura.-
dc.contributor.advisor1IDMAIA, K. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289134692632682pt_BR
dc.contributor.referee1TARGINO, Giliard Cruz.-
dc.contributor.referee1IDTARGINO, G. C.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Eligidério Gadelha de.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, E. G.pt_BR
dc.description.resumoAs fake news e os discursos de ódio se tornaram uma importante arma para a ascensão de populistas de extrema-direita pelo mundo, através da via democrática, e o Brasil entrou para lista de países a partir de 2018. Os discursos de ódio e as fake news ganharam importante protagonismo nas últimas eleições presidenciais do Brasil, mas antes já foi um mecanismo essencial para a vitória de Donald Trump, nos EUA, e de outros líderes pelo mundo, como na Nigéria e na Hungria. Esses métodos de desinformação foram capazes de proliferar mentiras e discursos de ódio nas redes sociais dentro de um processo eleitoral em que líderes e membros do Poder Judiciário desacreditaram na força destruidora que os referidos métodos têm. A partir da forma como os mesmos adentraram no país e geraram consequências nas eleições brasileiras, em 2018, indaga-se: Como o uso de fake news e discursos de ódio a partir das Eleições de 2018 e a consequente inaptidão do Poder Judiciário em combater os mesmos antes, durante e depois do processo eleitoral transformou a instituição em um órgão incapaz de reparar o dano sofrido pelos brasileiros? A presente monografia tem como objetivo analisar essa incapacidade do Poder Judiciário em combater a proliferação de fake news e dos discursos de ódio a partir das Eleições de 2018. Mesmo com o ordenamento jurídico brasileiro prevendo situações que possam responsabilizar civil, penal e eleitoralmente, conclui-se que se teve e têm-se uma morosidade e inaptidão de quem é competente em fiscalizar e julgar essas situações para reparar o dano provocado, seja pela i) concepção equivocada a respeito do conceito de liberdade de expressão; ii) pela consistência legal que a imunidade parlamentar oferece para quem profere mentiras e discursos de ódio em Brasília ou fora dela; iii) a ausência de uma densidade legislativa sobre os casos – como por exemplo a ainda discussão sobre a constitucionalidade do art. 19 do Marco Civil da Internet e o projeto da Lei das Fake News, que engatilha e é palco de um debate equivocado; e/ou, por fim, iv) pela capacidade espontânea do ser humano em propagar fake news e discursos de ódio num ambiente cada vez mais polarizado e a impossibilidade de controle/fiscalização dos casos. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa dogmática-instrumental, pelo método hipotético-dedutivo e por técnicas de pesquisa com o emprego de doutrina constitucional, eleitoral, penal, assim como levantamento de dados históricos, legislativos, precedentes judiciais e notícias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
dc.titleFake news e discurso de ódio a partir das eleições de 2018:a inépcia do Poder Judiciário em combater antes e durante o pleito eleitoral e a consequente incapacidade em reparar o dano.pt_BR
dc.date.issued2021-05-12-
dc.description.abstractFake news and hate speech have become an important weapon for the rise of far-right populists around the world, through the democratic path, and Brazil has entered the list of countries since 2018. Hate speech and fake news gained important prominence in the last presidential elections in Brazil, but before it was already an essential mechanism for the victory of Donald Trump, in the USA, and of other leaders around the world, as in Nigeria and Hungary. These methods of disinformation have been able to proliferate lies and hate speech on social networks within an electoral process in which leaders and members of the Judiciary have discredited the destructive force that these methods have. Based on the way in which they entered the country and generated consequences in the Brazilian elections in 2018, it is asked: How did the use of fake news and hate speech from the 2018 Elections and the consequent inability of the judiciary to fight them before, during and after the electoral process transformed the institution into an organ unable to repair the damage suffered by Brazilians? The present monograph aims to analyze this incapacity of the Judiciary to combat the proliferation of fake news and hate speech from the 2018 Elections. Even with the Brazilian legal system foreseeing situations that may make civil, criminal and electoral liable, it is concluded that there was and still is a slowness and inability of those who are competent to inspect and judge these situations to repair the damage caused, whether by the i) misconception about the concept of freedom of expression; ii) due to the legal consistency that parliamentary immunity offers to those who give lies and hate speech in Brasília or outside it; iii) the absence of a legislative density on the cases - such as, for example, the discussion about the constitutionality of art. 19 of the Marco Civil da Internet and the Fake News Bill project, which triggers and is the scene of a misplaced debate; and / or, finally, iv) the human being's spontaneous ability to propagate fake news and hate speech in an increasingly polarized environment and the impossibility of controlling / inspecting cases. In methodological terms, we opted for dogmatic-instrumental research, the hypothetical-deductive method and research techniques with the use of constitutional, electoral, penal doctrine, as well as the collection of historical, legislative, judicial precedents and news.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20216-
dc.date.accessioned2021-07-23T12:29:57Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2021-07-23T12:29:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEleições no Brasilpt_BR
dc.subjectPropagação de fake newspt_BR
dc.subjectProcesso eleitoralpt_BR
dc.subjectDesinformação e discurso de ódiopt_BR
dc.subjectIncapacidade do Poder Judiciário em combater fake newspt_BR
dc.subjectDanopt_BR
dc.subjectElections in Brazilpt_BR
dc.subjectPropagation of fake newspt_BR
dc.subjectElectoral processpt_BR
dc.subjectDisinformation and hate speechpt_BR
dc.subjectInability of the Judiciary to fight fake newspt_BR
dc.subjectDamagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Caio Victor de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFake news and hate speech from the 2018 elections: the ineptitude of the Judiciary in fighting before and during the election and the consequent inability to repair the damage.pt_BR
dc.identifier.citationOliveira, Caio Victor de. Fake news e discurso de ódio a partir das eleições de 2018:a inépcia do Poder Judiciário em combater antes e durante o pleito eleitoral e a consequente incapacidade em reparar o dano, 2021. 84fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIO VICTOR DE OLIVEIRA.pdfCaio Victor de Oliveira - TCC Direito 2021509.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.