Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20223
Title: Perfil e percepção do(a) paraibano(a) na relação de compra e consumo de alimentos orgânicos.
Other Titles: Profile and perception of the person from Paraíba in the relationship of purchase and consumption of organic food.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Aquiles Herbert Machado de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOREIRA, Joserlan Nonato.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA JUNIOR, Ednaldo Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIQUEIRA, Eliezer da Cunha.
Keywords: Produtos orgânicos;Organic products;Consumo consciente;Conscious consumption;Percepção;Perception;Paraíba;Perfil de consumo;Consumption profile;Percepção de consumo;Consumption perception
Issue Date: 30-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, A. H. M. Perfil e percepção do(a) paraibano(a) na relação de compra e consumo de alimentos orgânicos. 2020. 24 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o crescimento da busca de produtos de origem orgânica, em virtude dos benefícios trazidos à saúde humana, ao meio ambiente e a sociedade como um todo, surge a necessidade de analisar o perfil do consumidor e suas percepções em relação a esses alimentos. Este trabalho objetiva conhecer o perfil destes consumidores, seus hábitos e os aspectos relevantes na decisão de compra. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa e foi realizada em seis municípios paraibanos, visando obter uma cobertura geográfica de diferentes regiões do Estado. Os resultados evidenciaram que o perfil dos consumidores de produtos orgânicos na Paraíba pode ser traçado como: Predominantemente do sexo feminino, com uma faixa etária variável, sem filhos, com nível superior de escolaridade, com uma renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Esses consumidores adquirem produtos principalmente em feiras de orgânicos; vegetais e hortaliças são os produtos mais consumidos; os critérios mais observados no momento da compra são a qualidade, o preço e a ausência de agrotóxicos. A saúde destacou-se como o principal motivo que impulsiona para a compra de alimentos orgânicos.
Abstract: With the growth in the search for products of organic origin, due to the benefits brought to human health, the environment and society as a whole, there is a need to analyze the profile of the consumer and his perceptions in relation to these foods. This work aims to know the profile of these consumers, their habits and the relevant aspects in the purchase decision. The research adopted a qualitative and quantitative approach and was carried out in six municipalities in Paraíba, aiming to obtain geographic coverage of different regions of the State. The results showed that the profile of consumers of organic products in Paraíba can be traced as: Predominantly female, with a variable age group, without children, with a higher education level, with a family income between 1 and 2 minimum wages. These consumers purchase products mainly at organic fairs; vegetables and vegetables are the most consumed products; the criteria most observed at the time of purchase are quality, price and the absence of pesticides. Health stood out as the main reason that drives the purchase of organic food.
Keywords: Produtos orgânicos
Organic products
Consumo consciente
Conscious consumption
Percepção
Perception
Paraíba
Perfil de consumo
Consumption profile
Percepção de consumo
Consumption perception
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20223
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AQUILES HERBERT MACHADO DE ANDRADE - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2020.pdfAquiles Herbert Machado de Andrade – Artigo PPGSA Profissional 2020.528.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.