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dc.creator.IDCOSTA, M. A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6606449757167268pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237395961717699pt_BR
dc.contributor.advisor2BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.
dc.contributor.advisor2IDBRAGA FILHO, E. R.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260464346220327pt_BR
dc.contributor.referee1JACOBINA, Cursino Brandão.
dc.contributor.referee2SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de.
dc.description.resumoNeste trabalho discute-se o projeto de um sistema de acionamento de um motor a ímã permanente, a qual é construída com ferrites de estrôncio de baixo custo. A geometria dos ímãs permanentes, os quais são alocados transversalmente no interior do rotor proporcionam um alto conteúdo harmônico de sua força contra-eletromotriz. Vários aspectos sobre determinação dos seus parâmetros fundamentais e seu sistema controle são discutidos. O modelo matemático da máquina emprega o modelo de Park, para representar a dinâmica do conversor eletromecânico, incluindo os harmônicos da força contra-eletromotriz e as distorções nas indutâncias causadas pelos efeitos magnéticos do ímã permanente no interior do rotor. Uma técnica de determinação dos parâmetros indutivos é utilizada, com destaque ao perfil das indutâncias de fase da máquina baseada na aplicação em rotor bloqueado. O projeto dos controladores de corrente e de velocidade também são discutidos. Simulações e resultados experimentais são apresentados. O sistema de controle mostra bons resultados quanto à aplicação de carga, inversão de velocidade, velocidade mínima, velocidade nominal. O sistema de controle da máquina foi implementado em uma bancada experimental desenvolvida no laboratório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleCaracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores.pt_BR
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractThis paper discusses the design of an ac motor drive system based on a permanent magnet motor in which the use of low cost ferrites. The geometry of permanent magnet in which the magnets are placed transversely along the rotor radius introducing a high harmonic content of the flux magnet linkage. Various aspects about determination of fundamentals parameters and control system design are discussed. The transient model of machine employ the Park’s model for representing the dynamics of the electromechanical converter, including the harmonics of the magnet flux linkage and the magnet effects in the inductances caused by permanente magnet. A technique for determining the inductive parameters is used, regarding the profile of the phase inductances of the machine based on the application of the locked rotor. The design of controllers for current and speed are also discussed. Simulations and experimental results are presented. The control system shows good results on the load application, reversing speed, minimum speed, rated speed. The machine control system was implemented in a experimental setup developed in the laboratory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229
dc.date.accessioned2021-07-23T19:02:48Z
dc.date.available2021-07-23
dc.date.available2021-07-23T19:02:48Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMotor síncrono a ímãs interiorespt_BR
dc.subjectFerrites de estrônciopt_BR
dc.subjectMotor a imãpt_BR
dc.subjectFluxo magnético totalpt_BR
dc.subjectSynchronous motor with internal magnetspt_BR
dc.subjectStrontium Ferritespt_BR
dc.subjectMagnet motorpt_BR
dc.subjectTotal magnetic fluxpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Marcos Aurélio Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization and control of a synchronous motor with internal magnets.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Aurélio Araújo. Caracterização e controle de um motor síncrono a ímãs interiores. 2013. 95f. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20229pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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MARCOS AURELIO ARAUJO COSTA - DISSERTAÇÃO PPGEE 2013.pdfMarcos Aurélio Araújo Costa - Dissertação PPGEE 2013.2.74 MBAdobe PDFView/Open


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