Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20251
Title: Mulheres na terceira onda: autoria feminina nos contos de ficção científica das Revistas Trasgo e Mafagafo.
Other Titles: Women in the third wave: female authorship in science fiction stories from Trasgo and Mafagafo Magazines.
Les femmes de la troisième vague : auteurs féminins d'histoires de science-fiction des magazines Trasgo et Mafagafo.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ingrid Vanessa Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Rosângela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRITO, Amanda Ramalho de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Silvanna Kelly Gomes de.
Keywords: Ficção científica feminista;Revistas de ficção científica;Feminismo;Revista Trasgo;Revista Mafagafo;Ficção científica - literatura;Mulheres e ficção científica;Ondas da ficção científica brasileira;Produções feministas;Contos de ficção científica;Quarta era do feminismo;Escrita feminina;Ficção científica brasileira;Feminist science fiction;Science fiction magazines;Feminism;Goblin Magazine;Mafagafo Magazine;Science fiction - literature;Women and science fiction;Waves of Brazilian Science Fiction;Feminist Productions;Science fiction tales;Fourth era of feminism;Female writing;Brazilian science fiction;science-fiction féministe;Revues de science-fiction;Féminisme;Magazine Gobelin;Magazine Mafagafo;Science-fiction - littérature;Les femmes et la science-fiction;Des vagues de science-fiction brésilienne;Productions féministes;Contes de science-fiction;Quatrième ère du féminisme;Écriture féminine;Science-fiction brésilienne
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ingrid Vanessa Souza. Mulheres na terceira onda: autoria feminina nos contos de ficção científica das Revistas Trasgo e Mafagafo. 2021. 202f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20251
???metadata.dc.description.resumo???: As revistas de ficção científica acompanharam a evolução do gênero em questão, sendo cruciais para sua popularização no âmbito da literatura. Ao que se refere à representação de minorias sociais, percebe-se que o cenário deste gênero passou por um longo período até ser mais inclusiva, fortemente impulsionado por movimentos políticos, sendo a maior influência, as Eras do Feminismo. No Brasil, pesquisadores separam os períodos de publicações e temáticas da ficção científica por fases que eles denominam como “Ondas da Ficção Científica Brasileira”. Nossa pesquisa nota que é durante a chamada Terceira Onda da Ficção Científica Brasileira, que o gênero teria uma maior diversidade tanto nos personagens quanto em que os escrevem. Duas dessas revistas se destacam pelo teor feminista nos contos: as revistas Trasgo e Mafagafo. Logo, vê-se a relevância de pesquisar as produções femininas em tais revistas, ao considerarmos o número de autoras brasileiras que utilizam esses veículos para publicação, em adição o valor de se abordar a influência de um movimento social como a Quarta Era do Feminismo na concepção desta fase da ficção científica. Como corpus foram selecionados dois contos de cada revista. Na Trasgo foram os contos “O que sonham as pílulas”, de Aline Valek e “Felicitas Ex Machina”, de Alexandra Cardoso. Já na revista Mafagafo, foram indicados os contos “A origem das ideias revolucionárias”, de Rúbia Dias e “Suor e Silício na Terra da Garoa”, de Vanessa Guedes. Diante disso, surgiram as seguintes questões: a) quais são as marcas definidoras dos contos de ficção científica brasileira escritos por mulheres nas revistas Trasgo e Mafagafo? b) quantos contos de ficção científica foram escritos por mulheres nas edições das revistas de ficção especulativa Trasgo e Mafagafo? c) quais tipos de temáticas narrativas são recorrentes nos contos? d) Como os elementos característicos do gênero literário ficção científica são inseridos nos contos? e) como a Quarta Era do Feminismo influenciou as produções dos contos de ficção científica das revistas digitais mencionadas? A seguinte pesquisa tem uma análise qualitativa com procedimento bibliográfico, como é norteado por Gil (2002). Alguns de nossos principais teóricos são: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) e Roberts (2018), para a temática da ficção científica; Wittekind (2016), Santos (2016) e Silva (2019), para as teorias da Quarta Era do Feminismo; Ginway (2005) e Miranda (2019), para a escrita feminina. Concluímos que a Quarta Era do Feminismo foi determinante para a construção da ficção científica brasileira feminina, trazendo suas pautas para as narrativas e as tornando o cerne da maioria das histórias.
Abstract: Science fiction magazines followed the evolution of the genre in question, being crucial for its popularization in the field of literature. With regard to the representation of social minorities, it is clear that this scenario of this genre has gone through a long period until it has become more inclusive, strongly driven by political movements, with the greatest influence being the Eras of Feminism. In Brazil, researchers separate the periods of science fiction publications and themes by phases that they call “Waves of Brazilian Science Fiction”. Our research notes that it is during the so-called Third Wave of Brazilian Science Fiction, that the genre has a greater diversity both in characters and who writes them. Two of these magazines stand out for their feminist content in the short stories: the magazines Trasgo and Mafagafo. Therefore, the relevance of researching female productions in such magazines is seen, considering the number of Brazilian authors who use these vehicles for publication, in addition to the value of addressing the influence of a social movement such as the Fourth Age of Feminism on conception of this phase of science fiction. Two short stories from each magazine were selected as corpus. At Trasgo, there were the short stories “ O Que Sonham as Pílulas”, by Aline Valek and “Felicitas Ex Machina”, by Alexandra Cardoso. In Mafagafo magazine, the short stories “A Origem das Ideias Revolucionárias”, by Rúbia Dias and “Suor e Silício na Terra da Garoa”, by Vanessa Guedes were chosen. Therefore, the following questions arose: a) what are the defining marks of Brazilian science fiction stories written by women in Trasgo and Mafagafo magazines? b) how many science fiction short stories were written by women in the editions of the speculative fiction magazines Trasgo and Mafagafo? c) what types of narrative themes are recurrent in the stories? d) How are the characteristic elements of the science fiction literary genre inserted in the short stories? e) how did the Fourth Age of Feminism influence the productions of science fiction stories from the aforementioned digital magazines? The following research has a qualitative analysis with a bibliographic procedure, as guided by Gil (2002). Some of our main theorists are: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) and Roberts (2018), for the theme of science fiction; Wittekind (2016), Santos (2016) and Silva (2019), for the theories of the Fourth Age of Feminism; Ginway (2005) and Miranda (2019), for female writing. We conclude that the Fourth Age of Feminism was decisive for the construction of the feminine scifi, bringing its agenda to the narratives and making them the core of most stories.
???metadata.dc.description.resume???: Les magazines de science-fiction ont suivi l'évolution du genre en question, étant crucial pour sa popularisation dans le domaine de la littérature. En ce qui concerne la représentation des minorités sociales, il est clair que le scénario de ce genre a traversé une longue période jusqu'à devenir plus inclusif, fortement stimulé par les mouvements politiques, avec la plus grande influence étant les ères du féminisme. Au Brésil, les chercheurs séparent les périodes des publications et des thèmes de science-fiction par des phases qu'ils appellent «Les Vagues de la Science-Fiction Brésilienne». Notre recherche note que c'est au cours de la Troisième Vague de Science-Fiction Brésilienne que le genre a une plus grande diversité à la fois avec les personnages et avec qui les écrit. Deux de ces magazines se distinguent par leur contenu féministe dans les nouvelles: les magazines Trasgo et Mafagafo. Par conséquent, la pertinence de rechercher des productions féminines dans de tels magazines est considérée, compte tenu du nombre d'auteurs brésiliens qui utilisent ces véhicules pour la publication, en plus de la valeur d'aborder l'influence d'un mouvement social tel que le Quatrième Âge du Féminisme sur la conception de cette phase de science-fiction. Deux nouvelles de chaque magazine ont été sélectionnées comme corpus. Dans le magazine Trasgo, les nouvelles «O Que Sonham as Pílula» par Aline Valek et «Felicitas Ex Machina» par Alexandra Cardoso ont été choisies. Dans le Mafagafo, les nouvelles «A origem das ideias revolucionárias» de Rúbia Dias et «Suor e Silício na Terra da Garoa» par Vanessa Guedes ont été sélectionnées. Par conséquent, les questions suivantes se sont posées: a) quelles sont les marques distinctives des histoires de science-fiction brésiliennes écrites par des femmes dans les magazines Trasgo et Mafagafo? b) combien de nouvelles de science-fiction ont été écrites par des femmes dans les éditions des magazines de fiction spéculative Trasgo et Mafagafo? c) quels types de thèmes narratifs sont récurrents dans les histoires? d) comment les éléments caractéristiques du genre littéraire de science-fiction sont-ils insérés dans les nouvelles? e) comment le quatrième âge du féminisme a-t-il influencé les productions d'histoires de science-fiction des magazines numériques susmentionnés? La recherche suivante a une analyse qualitative avec une procédure bibliographique, comme guidé par Gil (2002). Certains de nos principaux théoriciens sont: Pereira (2005), Alves (2009), Causo (2013) et Roberts (2018), pour le thème de la science-fiction; Wittekind (2016), Santos (2016) et Silva (2019), pour les théories du Quatrième Âge du Féminisme; Ginway (2005) et Miranda (2019), pour l'écriture féminine. Nous concluons que le Quatrième Âge du Féminisme a été décisif pour la construction de la science-fiction féminine brésilienne, apportant ses lignes directrices aux récits et en faisant le coeur de la plupart des histoires.
Keywords: Ficção científica feminista
Revistas de ficção científica
Feminismo
Revista Trasgo
Revista Mafagafo
Ficção científica - literatura
Mulheres e ficção científica
Ondas da ficção científica brasileira
Produções feministas
Contos de ficção científica
Quarta era do feminismo
Escrita feminina
Ficção científica brasileira
Feminist science fiction
Science fiction magazines
Feminism
Goblin Magazine
Mafagafo Magazine
Science fiction - literature
Women and science fiction
Waves of Brazilian Science Fiction
Feminist Productions
Science fiction tales
Fourth era of feminism
Female writing
Brazilian science fiction
science-fiction féministe
Revues de science-fiction
Féminisme
Magazine Gobelin
Magazine Mafagafo
Science-fiction - littérature
Les femmes et la science-fiction
Des vagues de science-fiction brésilienne
Productions féministes
Contes de science-fiction
Quatrième ère du féminisme
Écriture féminine
Science-fiction brésilienne
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20251
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID VANESSA SOUZA SANTOS - TCC LETRAS LING. PORT. E LING. FRANCESA 2021.pdfIngrid Vanessa Souza Santos - TCC Letras Ling. Port. e Ling. Francesa 20213.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.