Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20311
Title: Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa - PB.
Other Titles: Quality of banking services: a comparative analysis between the financial institution's strategic statement and the perception of customers in the city of Sousa - PB.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Fernanda Karen Lima.
LEITE, Millena Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Marconi Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROSADO, Érika Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIQUEIRA, José Lucas da Silva.
Keywords: Serviço bancário;Percepção do cliente;Atendimento;Declaração estratégica organizacional;Instituição financeira;Tomada de decisão;Banking service;Customer perception;Service;Organizational strategic statement;Financial institution;Decision making
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Fernanda Karen Lima; LEITE, Millena Farias. Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa PB. 2021. 37f. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A indústria de serviços é aquela caracterizada pelo amplo envolvimento entre os clientes e os fornecedores do serviço, sobretudo, por que a qualidade atribuída, muitas vezes varia de acordo com a percepção de cada cliente no momento do atendimento. O setor bancário é um exemplo típico de uma atividade de serviços e como outras, está sujeito a percepções diferenciadas entre aquilo que propaga enquanto estratégia de atuação e a opinião de seu público alvo em relação a seus produtos e serviços. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar se a percepção que o cliente tem acerca da qualidade do serviço bancário corresponde à declaração estratégica organizacional de uma instituição financeira (banco) na cidade de Sousa - PB. Para o alcance desse objetivo foi constituída uma estratégia de pesquisa que envolveu uma abordagem quantitativa, utilizando a estatística descritiva para análise e interpretação dos dados, além do uso de quadros e tabelas para auxiliar no entendimento dos achados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a Escala SERVQUAL por meio da aplicação de questionários, visando entender a percepção dos clientes em relação aos cinco constructos da escala: tangibilidade, confiabilidade, responsabilidade, segurança e empatia. Foram aplicados 100 questionários através da plataforma de formulários Google Docs, gerando análises detalhadas de cada item e de forma geral, evidenciando os principais pontos. Como resultado, a análise demonstra índices elevados de Expectativas e baixas Percepções em todas as dimensões, consequentemente, evidenciando que a proposta de atendimento do banco não coincide com a percepção dos seus consumidores. Com os resultados, a instituição financeira pode avaliar as suas ações e utilizar os dados para aprimorar seu processo de tomada de decisão futura, a fim de melhorar o nível de percepção e atendimento de seus clientes.
Abstract: The service industry is characterized by the wide involvement between customers and service providers, above all, because the quality attributed, often varies according to the perception of each customer at the time of service. The banking sector is a typical example of a service activity and, like others, is subject to different perceptions between what it propagates as a performance strategy and the opinion of its target audience in relation to its products and services. In this sense, the present work aimed to analyze whether the customer's perception of the quality of the banking service corresponds to the organizational strategic statement of a financial institution (bank) in the city of SousaPB. To achieve this objective, a research strategy was created that involved a quantitative approach, using descriptive statistics for data analysis and interpretation, in addition to the use of charts and tables to assist in the understanding of the findings. As a data collection instrument, the SERVQUAL Scale was used through the application of questionnaires, aiming to understand the perception of customers in relation to the five constructs of the scale: tangibility, reliability, responsiveness, security and empathy. 100 questionnaires were applied through the Google Docs forms platform, generating detailed analyzes of each item and in general, highlighting the main points. As a result, the analysis shows high levels of Expectations and low Perceptions in all dimensions, consequently, showing that the bank's service proposal does not coincide with the perception of its consumers. With the results, the financial institution can evaluate its actions and use the data to improve its future decisionmaking process, in order to improve the level of perception and service of its customers.
Keywords: Serviço bancário
Percepção do cliente
Atendimento
Declaração estratégica organizacional
Instituição financeira
Tomada de decisão
Banking service
Customer perception
Service
Organizational strategic statement
Financial institution
Decision making
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão administrativa
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20311
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA KAREN LIMA FERREIRA.pdfFernanda Karen Lima Ferreira; Millena Farias Leite - TCC Administração CCJS 2021 420.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.