Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, F. K. L.pt_BR
dc.creator.IDLEITE, M. F.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2470366248464462
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111688738963072
dc.contributor.referee1ROSADO, Érika Lira.
dc.contributor.referee1IDROSADO, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2SIQUEIRA, José Lucas da Silva.
dc.contributor.referee2IDSIQUEIRA, J. L. S.pt_BR
dc.description.resumoA indústria de serviços é aquela caracterizada pelo amplo envolvimento entre os clientes e os fornecedores do serviço, sobretudo, por que a qualidade atribuída, muitas vezes varia de acordo com a percepção de cada cliente no momento do atendimento. O setor bancário é um exemplo típico de uma atividade de serviços e como outras, está sujeito a percepções diferenciadas entre aquilo que propaga enquanto estratégia de atuação e a opinião de seu público alvo em relação a seus produtos e serviços. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar se a percepção que o cliente tem acerca da qualidade do serviço bancário corresponde à declaração estratégica organizacional de uma instituição financeira (banco) na cidade de Sousa - PB. Para o alcance desse objetivo foi constituída uma estratégia de pesquisa que envolveu uma abordagem quantitativa, utilizando a estatística descritiva para análise e interpretação dos dados, além do uso de quadros e tabelas para auxiliar no entendimento dos achados. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a Escala SERVQUAL por meio da aplicação de questionários, visando entender a percepção dos clientes em relação aos cinco constructos da escala: tangibilidade, confiabilidade, responsabilidade, segurança e empatia. Foram aplicados 100 questionários através da plataforma de formulários Google Docs, gerando análises detalhadas de cada item e de forma geral, evidenciando os principais pontos. Como resultado, a análise demonstra índices elevados de Expectativas e baixas Percepções em todas as dimensões, consequentemente, evidenciando que a proposta de atendimento do banco não coincide com a percepção dos seus consumidores. Com os resultados, a instituição financeira pode avaliar as suas ações e utilizar os dados para aprimorar seu processo de tomada de decisão futura, a fim de melhorar o nível de percepção e atendimento de seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão administrativapt_BR
dc.titleQualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25
dc.description.abstractThe service industry is characterized by the wide involvement between customers and service providers, above all, because the quality attributed, often varies according to the perception of each customer at the time of service. The banking sector is a typical example of a service activity and, like others, is subject to different perceptions between what it propagates as a performance strategy and the opinion of its target audience in relation to its products and services. In this sense, the present work aimed to analyze whether the customer's perception of the quality of the banking service corresponds to the organizational strategic statement of a financial institution (bank) in the city of SousaPB. To achieve this objective, a research strategy was created that involved a quantitative approach, using descriptive statistics for data analysis and interpretation, in addition to the use of charts and tables to assist in the understanding of the findings. As a data collection instrument, the SERVQUAL Scale was used through the application of questionnaires, aiming to understand the perception of customers in relation to the five constructs of the scale: tangibility, reliability, responsiveness, security and empathy. 100 questionnaires were applied through the Google Docs forms platform, generating detailed analyzes of each item and in general, highlighting the main points. As a result, the analysis shows high levels of Expectations and low Perceptions in all dimensions, consequently, showing that the bank's service proposal does not coincide with the perception of its consumers. With the results, the financial institution can evaluate its actions and use the data to improve its future decisionmaking process, in order to improve the level of perception and service of its customers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20311
dc.date.accessioned2021-07-31T01:26:54Z
dc.date.available2021-07-30
dc.date.available2021-07-31T01:26:54Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiço bancáriopt_BR
dc.subjectPercepção do clientept_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectDeclaração estratégica organizacionalpt_BR
dc.subjectInstituição financeirapt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectBanking servicept_BR
dc.subjectCustomer perceptionpt_BR
dc.subjectServicept_BR
dc.subjectOrganizational strategic statementpt_BR
dc.subjectFinancial institutionpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Fernanda Karen Lima.
dc.creatorLEITE, Millena Farias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuality of banking services: a comparative analysis between the financial institution's strategic statement and the perception of customers in the city of Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda Karen Lima; LEITE, Millena Farias. Qualidade dos serviços bancários: uma análise comparativa entre a declaração estratégica da instituição financeira e a percepção dos clientes na cidade de Sousa PB. 2021. 37f. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA KAREN LIMA FERREIRA.pdfFernanda Karen Lima Ferreira; Millena Farias Leite - TCC Administração CCJS 2021 420.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.