Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, R. B.pt_BR
dc.creator.IDSOUSA, V. A.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480788172185057
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347495558553704
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, José Lucas Silva.
dc.contributor.advisor1IDSIQUEIRA, J. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204166291926985
dc.contributor.referee1ROSADO, Érika Lira.
dc.contributor.referee1IDROSADO, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Marconi Araújo.
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.description.resumoA origem da governança está associada ao momento em que as organizações passaram a ser administradas por terceiros com o intuito de melhorar o desenvolvimento organizacional, reduzir conflitos, alinhar ações e trazer mais segurança para o proprietário. No Brasil, a governança pública assumiu grande importância na gestão dos recursos públicos, sendo objeto de muitas discursões sobre sua prática. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o nível de adesão das seis escolas públicas municipais de Lastro - PB aos mecanismos de governança pública abordadas no “Levantamento de Capacidade de Governança de Órgãos e Entidades da Administração Pública” do TCU. De acordo com o Índice de Governança Pública (iGovPub) destaca-se uma pequena disparidade quanto ao estágio de capacidade das escolas em governança pública elencada pela estatística descritiva global dos dados em relação a aderências às práticas (Mín. = 0,57; Máx. = 0,67; Méd. = 0,63; DP = 0,037). Verificou-se que, das seis escolas que responderam ao questionário, todas atingiram o estágio intermediário em governança pública, na qual o mecanismo estratégia é o que mais se destaca, seguido por controle e liderança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão administrativapt_BR
dc.titleGovernança pública nas Escolas Municípais de Lastro - PB.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25
dc.description.abstractThe origin of governance is associated with the moment when organizations passed to be managed by third parties in order to improve organizational development, reduce conflicts, align actions and bring more security to the owner. In Brazil, the public governance assumed great importance in the management of public resources, being the object of many discussions about its practice. This research aims to analyze the level of adhesion of the six municipal public schools of Ballro - PB to governance mechanisms addressed in the “Survey of Governance Capacity of Organs and Entities of the Public Administration” of the TCU. According to the Public Governance Index (iGovPub) stand out a small disparity in the ability stage of schools in public governance listed by the global descriptive statistics of the data in relation to adherence to practices (Min. = 0.57; Max. = 0.67; Med. = 0.63; SD = 0.037). verified what, of the six schools that responded to the questionnaire, all reached the intermediate stage in public governance, in which the strategic mechanism stands out the most, followed by control and leadership.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20312
dc.date.accessioned2021-07-31T02:09:37Z
dc.date.available2021-07-30
dc.date.available2021-07-31T02:09:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão dos recursos públicospt_BR
dc.subjectMecanismo de governançapt_BR
dc.subjectLiderança, estratégia e controlept_BR
dc.subjectPublic governancept_BR
dc.subjectOrganizational developmentpt_BR
dc.subjectManagement of public resourcespt_BR
dc.subjectGovernance mechanismpt_BR
dc.subjectLeadership, strategy and controlpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Romerito Batista da.
dc.creatorSOUSA, Victon Alexandre de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic governance in the Municipal Schools of Ballast - PB.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Romerito Batista da; SOUSA, Victon Alexandre de. Governança pública nas Escolas Municipais de Lastro - PB. 2021. 27f. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMERITO BATISTA DA COSTA.pdfRomerito Batista da Costa; Victon Alexandre de Sousa - TCC Administração CCJS 2021377.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.