Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20344
Title: Um estudo sobre a influência do assistente de ensino no feedback provido aos alunos em uma disciplina de programação orientada a objetos.
Other Titles: A study on the influence of the teaching assistant on the feedback provided to students in an object-oriented programming discipline.
???metadata.dc.creator???: SAMPAIO, Samara Sonale Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS,  Lívia Maria Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUERRERO, Dalton Dário Serey.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Ensino de programação;Disciplina Laboratório de Programação II - UFCG;Assistente de ensino - UFCG;Feedback sumativo de alunos - Programação;Programming teaching;Subject Programming Laboratory II - UFCG;Teaching assistant - UFCG;Summative feedback from students - Schedule;Enseñanza de programación;Laboratorio de Programación de Materias II - UFCG;Asistente de enseñanza - UFCG;Comentarios sumativos de los estudiantes: calendario;Enseignement de la programmation;Laboratoire de programmation thématique II - UFCG;Assistant d'enseignement - UFCG;Rétroaction sommative des étudiants - Calendrier
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SAMPAIO, S. S. S. Um estudo sobre a influência do assistente de ensino no feedback provido aos alunos em uma disciplina de programação orientada a objetos. 2020. 13 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20344
???metadata.dc.description.resumo???: Na disciplina Laboratório de Programação II, da Universidade Federal de Campina Grande, os alunos aprendem na prática conceitos de Programação Orientada a Objeto. Eles desenvolvem atividades de Laboratório e recebem um feedback, atribuído por um aluno assistente, que contém um feedback sumativo e formativo de acordo com o que foi desenvolvido. No entanto, esses assistentes possuem diferentes experiências e características que podem ou não impactar na produção do feedback produzido. Neste trabalho, realizamos um estudo sobre a influência que as características e experiência dos assistentes podem ter sobre o feedback fornecido. Nele observou-se que é importante os assistentes receberem orientações para a elaboração do feedback como maneira de reduzir influências externas.
Keywords: Ensino de programação
Disciplina Laboratório de Programação II - UFCG
Assistente de ensino - UFCG
Feedback sumativo de alunos - Programação
Programming teaching
Subject Programming Laboratory II - UFCG
Teaching assistant - UFCG
Summative feedback from students - Schedule
Enseñanza de programación
Laboratorio de Programación de Materias II - UFCG
Asistente de enseñanza - UFCG
Comentarios sumativos de los estudiantes: calendario
Enseignement de la programmation
Laboratoire de programmation thématique II - UFCG
Assistant d'enseignement - UFCG
Rétroaction sommative des étudiants - Calendrier
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20344
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA SONALE SANTOS SAMPAIO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2020.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.