Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20367
Title: Serviço Social e Arte: relação de desafios no âmbito da formação profissional em Serviço Social na UFCG.
Other Titles: Social Work and Art: a list of challenges in the context of professional training in Social Work at UFCG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Raisa Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Hiago Trindade de Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Mickaelly Moreira de.
Keywords: Arte;Serviço Social;Conexões entre arte e serviço social;Formação profissional;Expressão artística;Serviço Social e dimensão pedagógica;Art;Social service;Connections between art and social work;Professional qualification;Artistic expression;Social Service and pedagogical dimension
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Raisa Gomes da. Serviço Social e Arte: relação de desafios no âmbito da formação profissional em Serviço Social na UFCG. 2021. 76fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2021
???metadata.dc.description.resumo???: A complexificação das expressões da questão social, ocasionada pelo avanço do capitalismo, tem exigido assistentes sociais mais qualificados e criativos nos espaços, sócio­ ocupacionais. Diante disso, é necessário buscar novas estratégias de intervenção que possam ser efetivas frente às demandas apresentadas. Nesse sentido, a arte pode servir como uma ferramenta eficaz, se trabalhada em conjunto com a atuação do assistente social, visando a capacidade crítica e reflexiva dos sujeitos. Com isso, este TCC tem como objetivo analisar a concepção dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande­ UFCG­ campus Sousa do curso de Serviço Social, sobre as possibilidades da relação da Arte com o Serviço Social, avaliando o perfil sócio­ cultural, entendendo a arte no processo de formação profissional e como as expressões artísticas podem potencializar as dimensões do exercício profissional do assistente social. Para isto, do ponto de vista metodológico, nos apoiamos em uma pesquisa do tipo quanti­qualitativa, com opiniões e informações sobre o tema em questão, de acordo com autores que estudaram a temática os expondo em teses e dissertações e nos dados obtidos através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, obtendo a participação de 46 estudantes do curso de Serviço Social com matrícula ativa na UFCG. De forma eventual, também utilizamos dados secundários para subsidiar a pesquisa. A partir desse percurso, pudemos constatar que: 1) Apesar dos estudantes terem tido poucas vivências artísticas, compreendem a importância de inserir a arte como forma de debate na universidade; 2)Eles conseguem perceber as contribuições da arte para a prática profissional; 3) Ficou demonstrado a necessidade de valorizar a cultura regional como fonte de saberes e tradições sendo um elemento constitutivo da identidade de um povo.
Abstract: La complejización de las expresiones de la cuestión social, provocada por el avance del capitalismo, ha demandado trabajadores sociales más calificados y creativos en los espacios socio­laborales. Por tanto, es necesario buscar nuevas estrategias de intervención que puedan ser efectivas frente a las demandas presentadas. En este sentido, el arte puede servir como una herramienta eficaz, si se trabaja en conjunto con la actuación del trabajador social, apuntando a la capacidad crítica y reflexiva de los sujetos. Con esto, este TCC tiene como objetivo analizar la concepción de los estudiantes de la Universidad Federal de Campina Grande ­ UFCG ­ campus Sousa del curso de Servicio Social, sobre las posibilidades de la relación entre Arte y Servicio Social, evaluando el perfil sociocultural, comprender el arte en el proceso de formación profesional y cómo las expresiones artísticas pueden potenciar las dimensiones de la práctica profesional del trabajador social. Para ello, desde el punto de vista metodológico, nos apoyamos en una investigación de tipo cuantitativo­cualitativo, con opiniones e información sobre el tema en cuestión, según los autores que estudiaron el tema, exponiéndolas en tesis y disertaciones y en los datos obtenidos mediante de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, obteniendo la participación de 46 alumnos del curso de Trabajo Social con matriculación activa en UFCG. Eventualmente, también usamos datos secundarios para respaldar la investigación. Desde este camino, pudimos ver que: 1) Aunque los estudiantes tenían pocas experiencias artísticas, entienden la importancia de insertar el arte como forma de debate en la universidad; 2) Son capaces de percibir los aportes del arte a la práctica profesional; 3) Se demostró la necesidad de valorar la cultura regional como fuente de conocimiento y tradiciones, siendo un elemento constitutivo de la identidad de un pueblo.
Keywords: Arte
Serviço Social
Conexões entre arte e serviço social
Formação profissional
Expressão artística
Serviço Social e dimensão pedagógica
Art
Social service
Connections between art and social work
Professional qualification
Artistic expression
Social Service and pedagogical dimension
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20367
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RAISA GOMES DA SILVA.pdfMaria Raisa Gomes da Silva. - TCC Serviço Social 2021.616.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.