Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20397
Title: A evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
Other Titles: Dropping out of school at the Papa Paulo VI Municipal Elementary School.
Abandono escolar en la Escuela Primaria Municipal Papa Paulo VI.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Josete Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JUSTINO FILHO, José.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Ramilton Marinho.
Keywords: Educação;Evasão;Professor;Brasil - evasão escolar - índice;EJA - formação de educadores;Education;Teacher;EJA - educator training;Evasion;Brazil - school dropout - index;Educación;Maestro;EJA - formación de educadores;Evasión;Brasil - deserción escolar - índice
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Josete Fernandes dos. A evasão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2013. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho aqui apresentado relata a educação de jovens e adultos no Brasil entre 2006 a2012 com ênfase no processo de ensino aprendizagem e evasão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, localizada na cidade de Nova - Floresta - PB. Segundo a pesquisa realizada foi constatado um número elevado de evasão na modalidade EJA entre os anos de 2006 a 2012 em todo país em especial na E.M.E. F. Papa Paulo VI. Podendo identificar vários problemas que causam a evasão na EJA. O problema idade/série é um dos principais fatores que contribui para o alto número de evasão escolar nesta modalidade EJA na Escola Municipal Papa Paulo VI como no Brasil em gerai.Foi identificado que a qualificação dos professores não deixa de ser um agravante para evasão que vem aumentando a cada ano e consequentemente o ensino-aprendizagem não estaria acontecendo como realmente deveria acontecer de fato.Se faz necessário mudanças neste sistema de ensino para que possamos melhorar com resultados mais positivos no processo ensino aprendizagem deste público.
Abstract: The work presented here reports the education of young people and adults in Brazil between 2006 a2012 with an emphasis on the process of teaching learning and dropping out of the Municipal School of Elementary School Papa Paulo VI, located in the city of Novafloresta-PB. According to the research carried out, a high number of evasion was found in the EJA modality between the years 2006 to 2012 throughout the country, especially in E.M.E. F. Pope Paul VI. Being able to identify several problems that cause evasion in EJA. The age/grade problem is one of the main factors contributing to the high number truancy in this EJA modality at Escola Municipal Papa Paulo VI as in Brazil in general. It was identified that the qualification of teachers is still a aggravating factor for evasion that has been increasing every year and consequently the teaching-learning would not be happening as it should happen in fact. Changes are needed in this education system so that we can improve with more positive results in the teaching-learning process of this audience.
???metadata.dc.description.resumen???: El trabajo aquí presentado informa sobre la educación de jóvenes y adultos en Brasil entre 2006 a2012 con énfasis en el proceso de enseñanza aprendizaje y abandono de la Escuela Municipal de la Escuela Primaria Papa Paulo VI, ubicada en la ciudad de Novafloresta-PB. Según la investigación realizada, se encontró un elevado número de evasiones en el Modalidad EJA entre los años 2006 a 2012 en todo el país, especialmente en E.M.E. F. Papa Pablo VI. Ser capaz de identificar varios problemas que provocan evasión en EJA. El problema de edad / grado es uno de los principales factores que contribuyen al elevado número absentismo escolar en esta modalidad EJA en la Escola Municipal Papa Paulo VI como en Brasil en general. Se identificó que la calificación de los docentes sigue siendo un agravante de la evasión que ha ido aumentando año tras año y, en consecuencia, la la enseñanza-aprendizaje no estaría sucediendo como debería ocurrir en Hecho. Se necesitan cambios en este sistema educativo para que podamos mejorar con resultados más positivos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de esta audiencia.
Keywords: Educação
Evasão
Professor
Brasil - evasão escolar - índice
EJA - formação de educadores
Education
Teacher
EJA - educator training
Evasion
Brazil - school dropout - index
Educación
Maestro
EJA - formación de educadores
Evasión
Brasil - deserción escolar - índice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20397
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSETE FERNANDES DOS SANTOS - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfJosete Fernandes dos Santos - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20134.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.