Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, H, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681323773919951pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729979018100977pt_BR
dc.contributor.referee1GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumoO contato aluno-professor muitas vezes não é da forma que ambos gostariam, e ao mesmo tempo, fazer comentários positivos ou negativos sobre uma disciplina, curso ou a universidade em geral tende a ser uma grande barreira para os alunos. A falta de conhecimento sobre as necessidades/opiniões dos estudantes, por sua vez, dificulta a implementação de melhorias por parte dos professores que atendam necessidades dos alunos. Nesse contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta que auxiliará professores a analisar a opinião dos próprios alunos sobre seus cursos a fim de encontrar respostas que auxiliem na melhoria do ensino. Para isso, será usado o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é não só uma ferramenta avaliadora dos estudantes mas também um mecanismo de coleta de informações e opiniões dos estudantes e seu ambiente universitário. Utilizamos técnicas de visualização e ciência de dados para gerar gráficos auto-descritivos e quadros comparativos das respostas dos alunos em categorias como: ensino, aprendizado além do técnico, atuação dos professores, curso em geral e infraestrutura. Espera-se que seja possível identificar o que mudou nas avaliações dos estudantes durante as últimas edições do exame, apontando de forma clara melhoras, pioras e pontos não observados, informando esforços de aprimoramento de ensino e em outras categorias para quem utilizar a ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.
dc.titleObtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do Enade.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402
dc.date.accessioned2021-08-05T17:20:26Z
dc.date.available2021-08-05
dc.date.available2021-08-05T17:20:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enadept_BR
dc.subjectCiência de Dados - técnicaspt_BR
dc.subjectDados públicospt_BR
dc.subjectLimpeza de dadospt_BR
dc.subjectDados – filtragem e armazenamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de ferramentapt_BR
dc.subjectOpinião de estudantes universitáriospt_BR
dc.subjectNational Student Performance Exam - Enadept_BR
dc.subjectData Science - Techniquespt_BR
dc.subjectPublic datapt_BR
dc.subjectData cleaningpt_BR
dc.subjectData - filtering and storagept_BR
dc.subjectTool developmentpt_BR
dc.subjectUniversity students opinionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Helder Machado de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeObtaining information to guide the improvement of teaching based on the Enade questionnaire.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Helder Machado de. Obtenção de informações para guiar o aprimoramento do ensino baseado no questionário do ENADE. 2019. 11f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20402pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELDER MACHADO DE LIMA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfHelder Machado de Lima - TCC Ciência da Computação 2019.746.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.