Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, F. N. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7664987364699358pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Patrício Marques de.-
dc.contributor.referee2MARTINS, Maria de Fátima.-
dc.contributor.referee3CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.-
dc.contributor.referee4SEABRA, Giovanni de Farias.-
dc.contributor.referee5MORAIS, Maricelma Ribeiro de.-
dc.description.resumoA deposição dos resíduos em áreas impróprias, a exemplo de terrenos baldios, é um problema cada vez mais evidente. Acredita-se que esta prática talvez seja reflexo de falhas na educação ambiental. Supõe-se que a deposição inadequada de resíduos sólidos em terrenos baldios pode ser mitigada por meio de um processo de educação ambiental utilizando como ferramenta os indicadores de sustentabilidade. O objetivo desta tese foi avaliar a deposição inadequada de resíduos sólidos em terrenos baldios na cidade de Campina Grande – PB, à luz da educação ambiental e de indicadores de sustentabilidade. O estudo foi realizado pelo método indutivo, com apoio da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantiqualitativa no município de Campina Grande - PB. O estudo foi desenvolvido entre os meses de outubro de 2018 e março de 2020. O grupo pesquisado foi composto pela Coordenação da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e representantes da comunidade. A coleta de dados foi feita por meio de formulários entrevista. Os dados quantitativos foram descritos e analisados por meio do software Microsoft Office Excel® e as análises estatísticas no IBM SPSS Inc PASW Statistics versão 23.0. Os dados qualitativos foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin. O presente estudo foi cadastrado na Plataforma Brasil e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, obedecendo à Resolução 466/12. Um dos principais problemas apontados pela Vigilância Ambiental foi o aumento de focos de mosquitos e roedores. Coligando à Vigilância Epidemiológica com altas taxas de notificações de arboviroses e leptospirose. A coordenação de Secretaria de Serviços Urbanos pressupôs que as pessoas depositavam resíduos em terrenos baldios por questões culturais. A percepção dos enfermeiros sobre esta problemática remete ao reconhecimento de promover a educação ambiental, pois poucos realizam palestras com esta temática. O nível de conhecimento dos representantes comunitários sobre a educação ambiental está comprovadamente com significativas falhas. Esses representantes sugerem que as autoridades competentes promovam a educação e conscientização ambiental, que exista fiscalização da prefeitura e dos próprios moradores e que se aplique multas aos infratores. Todos os membros pesquisados contribuíram com importantes propostas para mitigar a deposição de resíduos em terrenos baldios, sendo a mais mencionada, a promoção da educação ambiental. Gestores, profissionais de saúde e educadores têm a responsabilidade da educação ambiental, que deve ser inadiável devido ao excesso de problemas ambientais que acompanha os cidadãos. É necessário frisar que todas as pessoas também têm suas responsabilidades socioambientais. A partir das sugestões apontadas por todos os participantes da pesquisa, foi elaborado um quadro com métodos viáveis para efetivar essas sugestões e mitigar resíduos em terrenos baldios a partir da educação ambiental e de indicadores de sustentabilidade. Para tanto, torna-se necessário uma mudança de paradigmas em que sejam alteradas as noções de valores para a promoção do desenvolvimento ao homem biológico e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturaispt_BR
dc.titleResíduos sólidos em terrenos baldios: uma análise a partir da educação ambiental e indicadores de sustentabilidade.pt_BR
dc.date.issued2021-05-10-
dc.description.abstractThe deposition of waste in inappropriate areas, such as vacant lots, is an increasingly evident problem. It is believed that this practice may reflect flaws in environmental education. It is assumed that the inadequate deposition of solid waste on vacant land can be mitigated through the environmental education process using sustainability indicators as a tool. The objective of this thesis was to evaluate the inadequate deposition of solid waste in vacant lots in the city of Campina Grande - PB, in the light of environmental education and sustainability indicators. The study was carried out by the inductive method, supported by exploratory and descriptive research, with a quantitative and qualitative approach in the city of Campina Grande - PB. The study was carried out between the months of October 2018 and March 2020. The groups surveyed were composed by the Coordination of Environmental and Epidemiological Surveillance, Secretariat of Urban Services and Environment, nurses from the Family Health Strategy and representatives of the community. Data collection was carried out through forms and interviews. Quantitative data were described and analyzed using Microsoft Office Excel® software and statistical analysis using IBM SPSS Inc PASW Statistics version 23.0. Qualitative data were interpreted according to the content analysis proposed by Bardin. This study was registered at Platform Brazil and submitted to the Research Ethics Committee, in compliance with Resolution 466/12. One of the main problems faced by Environmental Surveillance was the increase in outbreaks of mosquitoes and rodents. Linking to Epidemiological Surveillance with discharge of reports of arboviruses and leptospirosis. The coordination of the Secretariat of Urban Services assumed that people deposit waste in vacant lots for cultural reasons. Nurses' perception of this remote issue is the recognition of promoting environmental education, as few give lectures on this topic. The level of knowledge of community representatives on environmental education has proven to be significantly flawed, however they suggest that the competent authorities promote environmental education and awareness, there is inspection by the city hall and the residents themselves and fines are imposed on offenders. All members surveyed contributed with important proposals to mitigate waste in vacant lots, the most mentioned being the promotion of environmental education. Managers, health professionals and educators have a responsibility for environmental education, which must be postponed due to the excess of environmental problems that accompany citizens. It is necessary to stress that people have their socio-environmental responsibilities as well. Based on the suggestions pointed out by all the research participants, a table was elaborated with viable methods to implement these suggestions and to mitigate waste in vacant lots based on environmental education and sustainability indicators. For that, it is necessary to change paradigms in which the notions of values are changed to promote development to biological and social man.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20407-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:25:48Z-
dc.date.available2021-08-05-
dc.date.available2021-08-05T18:25:48Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectTerrenos baldiospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectIndicadores de sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectEmpty landpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainability indicatorspt_BR
dc.subjectResponsabilidad ambientalpt_BR
dc.subjectResiduos sólidospt_BR
dc.subjectTerreno vacantept_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectIndicadores de sostenibilidadpt_BR
dc.subjectResponsabilité environnementalept_BR
dc.subjectDéchets solidespt_BR
dc.subjectTerrain vacantpt_BR
dc.subjectÉducation environnementalept_BR
dc.subjectIndicateurs de durabilitépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Flávia Nunes Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSolid waste in wasteland: an analysis based on environmental education and sustainability indicators.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, F. N. F. Resíduos sólidos em terrenos baldios: uma análise a partir da educação ambiental e indicadores de sustentabilidade. 2021. 117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais ) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20407pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA NUNES FERREIRA DE ARÁUJO - TESE (PPGEGRN) 2021.pdfFlávia Nunes Ferreira de Araújo - Tese PPGRN CTRN 20212.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.