Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20409
Title: Perspectivas de aplicação dos princípios da economia solidária na melhoria da qualidade de vida dos alunos da Escola Municipal Capitão Trajano de Farias.
Other Titles: Perspectives for applying the principles of solidary economy in improving the quality of life of students at the Capitão Trajano de Farias Municipal School.
Perspectivas para la aplicación de los principios de la economía solidaria en la mejora de la calidad de vida de los estudiantes de la Escuela Municipal Capitão Trajano de Farias.
???metadata.dc.creator???: FRANÇA, Josineide de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
Keywords: EJA;Cooperativismo;Economia solidária;Associativismo;EJA - economia solidária;Solidarity economy;EJA - solidarity economy;Cooperatives;Associativism;Asociativismo
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FRANÇA, Josineide de Oliveira. perspectivas de aplicação dos princípios da economia solidária na melhoria da qualidade de vida dos alunos da Escola Municipal Capitão Trajano de Farias. 2013. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve com objetivo difundir os princípios da economia solidária na EJA . no intuito de melhorar a qualidade de vida dos alunos do EJA da Escola Municipal Capitão Trajano de Farias. situada no município de Coronel Ezequiel - RN. Economia Solidária e a forma de produção. consumo e distribuição de riquezas (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. tem base associativista e cooperativista e e voltada para produção de consumo e comercialização de bens e serviços de modo auto gerido. tendo como finalidade a reprodução ampliada na vida. preconiza o entendimento como um meio de libertação humana de dentro de um processo de democratização econômica. criando uma alternativa a dimensão. O cooperativismo e a principal ferramenta para aplicação na prática. dos conceitos e ideologias da economia com o objetivo de otimização de esforço comum e divisão equitativa dos produtos desse esforço coletivo. Este trabalho se refere ao levantamento de dados através de questionários. e do perfil dos alunos. tipos de produtos cultivados. consumidos e que poderiam ser comercializados. no intuito de agregar valores a estes produtos pelos alunos do EJA. em relação ao perfil dos alunos a maioria era do sexo feminino. a faixa etária predominante foi de 24 a 65 anos de idade todos são agricultores abandonaram a escola a mais de 40 anos e retornaram porque perceberam o quanto e importante o grau de aprendizagem para crescimento pessoal. desempenho e qualificação no mercado de trabalho. Na perspectiva de usar os princípios da Economia Solidária e do cooperativismo. os alunos do EJA da Escola Municipal Capitão Trajano de Farias compreenderam que podem ser beneficiados com melhoria na qualidade de vida alguns gostariam de participar de uma cooperativa porém nem todos entenderam o significado do cooperativismo.
Abstract: This research aimed to spread the principles of solidarity economy in EJA. in order to improve the quality of life of EJA students at the Capitão Trajano de Farias Municipal School. located in the municipality of Coronel Ezequiel - RN. Solidarity Economy and the form of production. consumption and distribution of wealth (economy) focused on valuing human beings and not capital. it has an associative and cooperative base and is focused on the production of consumption and the sale of goods and services in a self-managed manner. with the purpose of extended reproduction in life. it advocates understanding as a means of human liberation from within a process of economic democratization. creating an alternative to dimension. Cooperativism is the main tool for practical application. of economic concepts and ideologies with the objective of optimizing common effort and equitable sharing of the products of this collective effort. This work refers to data collection through questionnaires. and the profile of students. types of products cultivated. consumed and that could be marketed. in order to add value to these products by EJA students. in relation to the profile of the students, most were female. the predominant age group was from 24 to 65 years of age. All are farmers who left school for more than 40 years and returned because they realized how important the level of learning is for personal growth. performance and qualification in the labor market. From the perspective of using the principles of Solidarity Economy and cooperativism. EJA students at the Capitão Trajano de Farias Municipal School understood that they can benefit from an improvement in their quality of life. Some would like to participate in a cooperative, but not all understood the meaning of cooperativism.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tuvo como objetivo difundir los principios de la economía solidaria en EJA. con el fin de mejorar la calidad de vida de los estudiantes de EJA en la Escuela Municipal Capitão Trajano de Farias. ubicado en el municipio de Coronel Ezequiel - RN. Economía solidaria y forma de producción. consumo y distribución de la riqueza (economía) enfocados en la valoración del ser humano y no del capital. tiene una base asociativa y cooperativa y está enfocada a la producción de consumo y la venta de bienes y servicios de manera autogestionada. con el propósito de prolongar la reproducción en la vida. aboga por el entendimiento como medio de liberación humana desde dentro de un proceso de democratización económica. creando una alternativa a la dimensión. El cooperativismo es la principal herramienta de aplicación práctica. de conceptos e ideologías económicas con el objetivo de optimizar el esfuerzo común y compartir equitativamente los productos de este esfuerzo colectivo. Este trabajo se refiere a la recolección de datos a través de cuestionarios. y el perfil de los estudiantes. tipos de productos cultivados. consumidos y que pudieran comercializarse. con el fin de agregar valor a estos productos por parte de los estudiantes de EJA. en relación al perfil de los estudiantes, la mayoría eran mujeres. el grupo de edad predominante fue de 24 a 65 años, todos agricultores que dejaron la escuela por más de 40 años y regresaron porque se dieron cuenta de lo importante que es el nivel de aprendizaje para el crecimiento personal. desempeño y calificación en el mercado laboral. Desde la perspectiva de utilizar los principios de Economía Solidaria y cooperativismo. Los alumnos de EJA de la Escuela Municipal Capitão Trajano de Farias entendieron que pueden beneficiarse de una mejora en su calidad de vida, algunos quisieran participar en una cooperativa, pero no todos entendieron el significado del cooperativismo.
Keywords: EJA
Cooperativismo
Economia solidária
Associativismo
EJA - economia solidária
Solidarity economy
EJA - solidarity economy
Cooperatives
Associativism
Asociativismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Economia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20409
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSINEIDE DE OLIVEIRA FRANÇA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfJosineide de Oliveira França - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20136.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.