Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20421
Title: Damas da luxúria? Práticas educativas sobre o corpo e a sexualidade feminina na imprensa humorística/pornográfica do Rio de Janeiro (1908-1916).
Other Titles: Ladies of lust? Educational practices on the female body and sexuality in the humorous/pornographic press in Rio de Janeiro (1908-1916).
???metadata.dc.creator???: CASTRO, Claudiana Faustino de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENESES, Joedna Reis de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CIPRIANO, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Edna Maria Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee4???: SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
Keywords: Mulheres;Assujeitamento;Práticas educativas;Corpo e sexualidade;Women;Subjection;Educational practices;Body and sexuality;Mujeres;Sujeción;Prácticas educativas;Cuerpo y sexualidad;Femmes;Sujétion;Pratiques éducatives;Corps et sexualité
Issue Date: 10-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASTRO, C. F. de. Damas da luxúria? Práticas educativas sobre o corpo e a sexualidade feminina na imprensa humorística/pornográfica do Rio de Janeiro (1908-1916). 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20421
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação problematiza os discursos educativos sobre o feminino, corpo e a sexualidade da mulher pública e branca na imprensa pornográfica/humorística do Rio de Janeiro entre 1908 e 1916. Em um contexto marcado pelo desejo de se construir uma República forjada por valores como progresso, civilidade e higiene, a sexualidade feminina foi alvo de micropoderes para elaboração de corpos econômica e politicamente uteis à pátria. Naquele momento, se almejava um país imerso no cenário europeu como civilizado, moderno e cada vez mais branco. Metodologicamente esta dissertação se encontra alicerçada na análise de discurso proposta por Michel de Foucault. Enquanto referencial teórico nos apropriamos de Judith Butler para pensar conceitos como gênero e sujeição dos corpos; e conceitos como o de biopoder proposto por Michel de Foucault. Por esse viés teórico-metodológico, serão analisadas as seguintes fontes: jornais O Riso (1911-1912) e O Rio Nu (1908-1916). Por meio de poemas, romances, anedotas, propagandas, ilustrações e fotografias de mulheres nuas, inclusive famosas como a francesa Jane Delyane, os periódicos demonstravam para as mulheres qual era o corpo considerado belo e desejável por meio da ótica do sexo civilizado, higiênico e prazeroso. Assim, se instituiu práticas educativas de assujeitamento do corpo e da sexualidade feminina. É possível observar que discursivamente os diversos mecanismos de poder criam e lugares para os sujeitos, inclusive, para as mulheres. Dessa maneira, se o discurso significa poder, é crucial desnaturalizar e historicizar esses enunciados que aparecem como verdades legítimas, mas que, são construídos culturalmente e historicamente em redes de poder. Posto isto, esta pesquisa está ancorada na História Cultural, por entender que a sexualidade e o corpo também são construções históricas, constituídas por práticas discursivas que criam e institucionalizam lugares para os sujeitos.
Abstract: This dissertation problematizes the educational discourses about the feminine, body and sexuality of public and white women in the pornographic/humorous press in Rio de Janeiro between 1908 and 1916. In a context marked by the desire to build a Republic forged by values such as progress, civility and hygiene, female sexuality was the target of micropowers for the elaboration of bodies economically and politically useful to the motherland. At that time, the aim was for a country immersed in the European scene as civilized, modern and increasingly white. Methodologically, this dissertation is based on the discourse analysis proposed by Michel de Foucault. As a theoretical framework, we appropriated Judith Butler to think about concepts such as gender and subjection of bodies; and concepts such as biopower proposed by Michel de Foucault. For this theoretical-methodological bias, the following sources will be analyzed: newspapers O Riso (1911-1912) and O Rio Nu (1908-1916). Through poems, novels, anecdotes, advertisements, illustrations and photographs of nude women, including famous women such as Jane Delyane, the periodicals demonstrated to women which body was considered beautiful and desirable through the perspective of civilized, hygienic and pleasant. Thus, educational practices for subjecting the body and female sexuality were instituted. It is possible to observe that discursively the different mechanisms of power create and places for the subjects, including women. Thus, if discourse means power, it is crucial to denaturalize and historicize these statements that appear as legitimate truths, but which are culturally and historically constructed in power networks. That said, this research is anchored in Cultural History, as it understands that sexuality and the body are also historical constructions, constituted by discursive practices that create and institutionalize places for the subjects.
Keywords: Mulheres
Assujeitamento
Práticas educativas
Corpo e sexualidade
Women
Subjection
Educational practices
Body and sexuality
Mujeres
Sujeción
Prácticas educativas
Cuerpo y sexualidad
Femmes
Sujétion
Pratiques éducatives
Corps et sexualité
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20421
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIANA FAUSTINO DE CASTRO – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2021.pdfClaudiana Faustino de Castro - Dissertação PPGH CH 20213.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.