Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Title: Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
Other Titles: Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Maiana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Everton Leandro Galdino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Aprendizagem - programação;Linguagens de programação;Paradigma de programação;Estudo de programação;learning - programming;Programming languages;programming paradigm;programming study
Issue Date: 25-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
???metadata.dc.description.resumo???: Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as
Keywords: Aprendizagem - programação
Linguagens de programação
Paradigma de programação
Estudo de programação
learning - programming
Programming languages
programming paradigm
programming study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANA BRITO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfMaiana Brito - TCC Ciência da Computação 2019.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.