Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Everton Leandro Galdino.
dc.contributor.advisor1IDALVES, E. L. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793969744497453pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.description.resumoUm paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas aspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAnalisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
dc.date.accessioned2021-08-06T17:34:41Z
dc.date.available2021-08-06
dc.date.available2021-08-06T17:34:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem - programaçãopt_BR
dc.subjectLinguagens de programaçãopt_BR
dc.subjectParadigma de programaçãopt_BR
dc.subjectEstudo de programaçãopt_BR
dc.subjectlearning - programmingpt_BR
dc.subjectProgramming languagespt_BR
dc.subjectprogramming paradigmpt_BR
dc.subjectprogramming studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Maiana.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANA BRITO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfMaiana Brito - TCC Ciência da Computação 2019.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.