Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
Title: Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.
Other Titles: Using static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mariana Mendes e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Eliane Cristina de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BAPTISTA, Cláudio de Souza.
Keywords: Programação Orientada a Objetos;Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG;Aprendizagem em programação;Ensino de programação;Objetivos de aprendizagem - programação;Iniciantes em programação;Códigos – análise estática
Issue Date: 25-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
???metadata.dc.description.resumo???: Durante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno.
Keywords: Programação Orientada a Objetos
Disciplina Programação Orientada a Objetos - UFCG
Aprendizagem em programação
Ensino de programação
Objetivos de aprendizagem - programação
Iniciantes em programação
Códigos – análise estática
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA MENDES E SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfMariana Mendes e Silva - TCC Ciência da Computação 2019. 806.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.