Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7478582255896370pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.referee1IDBAPTISTA, C. S.pt_BR
dc.description.resumoDurante o processo de aprendizado de qualquer conteúdo é importante, ou pelo menos desejável, que os alunos consigam exercitar os conceitos apresentados em teoria. No contexto de programação não é diferente, é crucial que exercícios sejam realizados constantemente, especialmente quando um novo paradigma está envolvido. No ensino de Programação Orientada a Objeto é comum que sejam realizadas muitas atividades práticas além dos testes avaliativos. Este trabalho pretende verificar se os objetivos de aprendizagem propostos para os estudantes em determinada atividade podem ser identificados através de análise estática dos códigos produzidos e qual seria a relação destes com o desempenho do estudante de forma geral. Usamos dois métodos diferentes para análise estatística dos dados. O primeiro nos mostrou que pode não existir uma relação muito nítida entre exercitar um determinado objetivo de aprendizagem e a nota, além disso aponta também quais objetivos mais pesaram na variabilidade dos dados. Já no segundo método usado, foi possível observar que é possível explicar pouco mais de 60% da variável nota. Observamos que algumas variáveis, representando os objetivos de aprendizagem, se destacaram; a implementação de testes, uso do padrão herança e o uso de interface, ou seja, influenciam consideravelmente no desempenho do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443
dc.date.accessioned2021-08-06T18:07:50Z
dc.date.available2021-08-06
dc.date.available2021-08-06T18:07:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProgramação Orientada a Objetospt_BR
dc.subjectDisciplina Programação Orientada a Objetos - UFCGpt_BR
dc.subjectAprendizagem em programaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectObjetivos de aprendizagem - programaçãopt_BR
dc.subjectIniciantes em programaçãopt_BR
dc.subjectCódigos – análise estáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Mariana Mendes e.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUsing static analysis to identify goals learning in codes for beginners in Programming Object Oriented.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Mendes e. Uso de análise estática para identificar os objetivos de aprendizagem em códigos de iniciantes em Programação Orientada a Objetos. 2019. 10f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20443pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA MENDES E SILVA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdfMariana Mendes e Silva - TCC Ciência da Computação 2019. 806.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.