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Title: Educação ambiental e sustentabilidade no CFP/UFCG, Cajazeiras-PB.
Other Titles: Environmental education and sustainability at CFP/UFCG, Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: DORE, Antônia Maria Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, José Cezário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JAPIASSÚ, André.
Keywords: Educação ambiental;Environmental education;Práticas estratégicas sustentáveis;Sustainable strategic practices;Sustentabilidade;Sustainability
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DORE, A. M. S. Educação ambiental e sustentabilidade no CFP/UFCG, Cajazeiras-PB. 2019. 27 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário vivido pela humanidade nos implica numa árdua missão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das entidades, e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade associada a Educação Ambiental, proposição essa que inova e desafia organizações a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômica e social. Desta forma, este artigo objetiva apresentar exemplos de práticas estratégicas sustentáveis, configuradas como modelo, e construídas com intuito de promover a socialização de temas que abrangem a proteção ambiental. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se o método de abordagem dedutivo, o estudo de caso como método de procedimento, a pesquisa bibliográfica e a observação direta como técnica de pesquisa. Constata-se que, a aprendizagem vem consolidar nossa vivência contemporânea, concebendo-nos um olhar reflexivo, para que possamos nos enxergar não apenas como profissionais, mas também como cidadãos que portam condutas socialmente responsáveis e que fazem parte dos méritos relativos à vivência humana.
Abstract: The scenario experienced by humanity implies an arduous mission to rebuild society. In this sense, it is necessary to change the paradigm on the part of citizens and entities, and this involves a reinvention of the production and consumption models adopted by human beings. Therefore, new forms of organization are necessary, such as sustainability associated with Environmental Education, a proposition that innovates and challenges organizations regarding the need to reconcile the economic and social dimensions. Thus, this article aims to present examples of sustainable strategic practices, configured as a model, and built with the aim of promoting the socialization of themes that cover environmental protection. In its methodology, it is a qualitative research, using the deductive approach method, the case study as a method of procedure, bibliographic research and direct observation as a research technique. It appears that, learning comes to consolidate our contemporary experience, conceiving us a reflective look, so that we can see ourselves not only as professionals, but also as citizens who have socially responsible behaviors and that are part of the merits related to human experience.
Keywords: Educação ambiental
Environmental education
Práticas estratégicas sustentáveis
Sustainable strategic practices
Sustentabilidade
Sustainability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão e Tecnologia Ambiental em Sistemas Agroindustriais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20453
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

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