Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20477
Title: Educação ambiental e Programa Agrinho: evolução de práticas sustentáveis.
Other Titles: Environmental education and Agrinho Program: evolution of sustainable practices.
???metadata.dc.creator???: LAVOR, Francisco Ivo Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, José Cezário de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: BELCHIOR, Aucelia Cristina Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JAPIASSÚ, André.
Keywords: Educação ambiental;Environmental education;Programa Agrinho;Agrinho Program;Sustentabilidade;Sustainability
Issue Date: 28-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LAVOR, Francisco Ivo Gomes de. Educação ambiental e Programa Agrinho: evolução de práticas sustentáveis. 2019. 15 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental é parte da gestão ambiental que deve ser desenvolvida como prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades da educação formal. Discute-se, portanto, as ações do Programa do Agrinho entre os anos de 2017 e 2018 em escolas da zona rural de Iguatu, localizado do Centro Sul cearense. Visa possibilitar uma produção científica que auxiliará os educadores na educação ambiental em toda rede de ensino municipal. O referencial teórico abordado será um conjunto de literatura que trata da educação ambiental, destacando conceitos, historicidade e aplicabilidade da EA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, que realizada entre os meses de agosto a setembro de 2019, oferece um acervo importante. A análise dos dados deu-se de forma verificar a evolução de práticas sustentáveis a partir da aplicação da educação ambiental via Programa. Por meio dessas ações, pode-se ver a educação ambiental tratada sob uma nova perspectiva, podendo representar produção de uma cultura sustentável. Os resultados serão dispostos em capítulos que elucidem desde questões históricas da consolidação da educação ambiental no Brasil até o entendimento atual da aplicação EA em espaços formativos, como o caso do programa em questão no município de Iguatu.
Abstract: Environmental education is part of environmental management that should be developed as an integrated, continuous and permanent educational practice at all levels and modalities of formal education. Therefore, we discuss the actions of the Agrinho Program between 2017 and 2018 in schools in rural Iguatu, located in the Center Sul Cearense. It aims to enable a scientific production that will help educators in environmental education throughout the municipal school system. The theoretical framework will be a set of literature that deals with environmental education, highlighting concepts, historicity and applicability of EE. This is an exploratory research with a qualitative approach, with a bibliographic and documentary nature, which took place between August and September 2019, and offers an important collection. Data analysis was done to verify the evolution of sustainable practices from the application of environmental education through the Program. Through these actions, one can see environmental education treated from a new perspective, which may represent the production of a sustainable culture. The results will be arranged in chapters that elucidate from historical issues of the consolidation of environmental education in Brazil to the current understanding of the application of EA in formative spaces, such as the program in question in the municipality of Iguatu.
Keywords: Educação ambiental
Environmental education
Programa Agrinho
Agrinho Program
Sustentabilidade
Sustainability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão e Tecnologia Ambiental.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20477
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO IVO GOMES DE LAVOR - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2019.pdfFrancisco Ivo Gomes de Lavor – Artigo PPGSA Profissional 2019.382.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.