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Title: Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB.
Other Titles: An ethnomathematic approach to everyday life in the rural area of ​​Picuí-PB.
Una aproximación etnomatemática a la vida cotidiana en la zona rural de Picuí-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ana Élia Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Keywords: Matemática - educação;Educação matemática;Etnomatemática;Etnomatemática - agricultores;Mathematics - education;Ethnomathematics;Math education;Ethnomathematics - farmers;Matemáticas - educación;Educación matemática;Etnomatemáticas - agricultores
Issue Date: 10-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ana Élia Santos. Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB. 2015. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho temos como tema: Uma abordagem etnomatemática do Cotidioano de Agricultores do Município de Picuí -PB. Defendemos essa ideia por acreditarmos que é possível unir o conhecimento popular e o conhecimento sistematizado para poder construir um novo saber na perspectiva Etnomatemática. em nossa pesquisa investigamos quais as experiências matemática que os agricultores apresentam em seu dia a dia; verificar em que situações eles utilizam a matemática em suas atividades e analisar o conhecimento informal que eles obtém em suas vivências para solucionar problemas matemáticos. Nossa pesquisa aborda uma análise qualitativa pois, trabalhamos com o pensamento dos agricultores e com entrevistas semi-estruturas. A partir das entrevistas realizadas com três agricultores, analisamos e identificamos que a pesquisa da Etnomatemática do meio rural nos possibilitou um contato com nossa matemática do cotidiano mostrando-nos o quanto é possível aprender com essas pessoas. As contribuições de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, e Documentos Oficiais deram o suporte teórico para as relexões e elaboração desta pesquisa.
Abstract: In this work we have as theme: An ethnomathematic approach of the Daily Life of Farmers in the Municipality of Picuí -PB. We defend this idea because we believe that it is possible to unite popular knowledge and systematized knowledge in order to build new knowledge in the Ethnomathematics perspective. in our research we investigate which mathematical experiences farmers have in their daily lives; verify in which situations they use mathematics in their activities and analyze the informal knowledge they obtain from their experiences to solve mathematical problems. Our research addresses a qualitative analysis because we work with the thinking of farmers and with semi-structured interviews. Based on the interviews carried out with three farmers, we analyzed and identified that the research on Ethnomathematics in rural areas allowed us to have contact with our everyday mathematics, showing us how much it is possible to learn from these people. The contributions of Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, and Official Documents provided the theoretical support for the reflections and elaboration of this research.
???metadata.dc.description.resumen???: En este trabajo tenemos como tema: Un enfoque etnomatemático de la vida cotidiana de los agricultores del municipio de Picuí -PB. Defendemos esta idea porque creemos que es posible unir el conocimiento popular y el conocimiento sistematizado para construir nuevos conocimientos en la perspectiva de la Etnomatemática. en nuestra investigación investigamos qué experiencias matemáticas tienen los agricultores en su vida diaria; verificar en qué situaciones utilizan las matemáticas en sus actividades y analizar los conocimientos informales que obtienen de sus experiencias para resolver problemas matemáticos. Nuestra investigación aborda un análisis cualitativo porque trabajamos con el pensamiento de los agricultores y con entrevistas semiestructuradas. A partir de las entrevistas realizadas a tres agricultores, analizamos e identificamos que la investigación sobre Etnomatemáticas en zonas rurales nos permitió tener contacto con nuestra matemática cotidiana, mostrándonos cuánto es posible aprender de estas personas. Los aportes de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl y Documentos Oficiales proporcionaron el soporte teórico para las reflexiones y elaboración de esta investigación.
Keywords: Matemática - educação
Educação matemática
Etnomatemática
Etnomatemática - agricultores
Mathematics - education
Ethnomathematics
Math education
Ethnomathematics - farmers
Matemáticas - educación
Educación matemática
Etnomatemáticas - agricultores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20490
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