Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. É. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896264597931511pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.referee2IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNApt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho temos como tema: Uma abordagem etnomatemática do Cotidioano de Agricultores do Município de Picuí -PB. Defendemos essa ideia por acreditarmos que é possível unir o conhecimento popular e o conhecimento sistematizado para poder construir um novo saber na perspectiva Etnomatemática. em nossa pesquisa investigamos quais as experiências matemática que os agricultores apresentam em seu dia a dia; verificar em que situações eles utilizam a matemática em suas atividades e analisar o conhecimento informal que eles obtém em suas vivências para solucionar problemas matemáticos. Nossa pesquisa aborda uma análise qualitativa pois, trabalhamos com o pensamento dos agricultores e com entrevistas semi-estruturas. A partir das entrevistas realizadas com três agricultores, analisamos e identificamos que a pesquisa da Etnomatemática do meio rural nos possibilitou um contato com nossa matemática do cotidiano mostrando-nos o quanto é possível aprender com essas pessoas. As contribuições de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, e Documentos Oficiais deram o suporte teórico para as relexões e elaboração desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB.pt_BR
dc.date.issued2015-03-10-
dc.description.abstractIn this work we have as theme: An ethnomathematic approach of the Daily Life of Farmers in the Municipality of Picuí -PB. We defend this idea because we believe that it is possible to unite popular knowledge and systematized knowledge in order to build new knowledge in the Ethnomathematics perspective. in our research we investigate which mathematical experiences farmers have in their daily lives; verify in which situations they use mathematics in their activities and analyze the informal knowledge they obtain from their experiences to solve mathematical problems. Our research addresses a qualitative analysis because we work with the thinking of farmers and with semi-structured interviews. Based on the interviews carried out with three farmers, we analyzed and identified that the research on Ethnomathematics in rural areas allowed us to have contact with our everyday mathematics, showing us how much it is possible to learn from these people. The contributions of Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl, and Official Documents provided the theoretical support for the reflections and elaboration of this research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20490-
dc.date.accessioned2021-08-10T13:08:48Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2021-08-10T13:08:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemática - agricultorespt_BR
dc.subjectMathematics - educationpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectEthnomathematics - farmerspt_BR
dc.subjectMatemáticas - educaciónpt_BR
dc.subjectEducación matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticas - agricultorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ana Élia Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn ethnomathematic approach to everyday life in the rural area of ​​Picuí-PB.pt_BR
dc.title.alternativeUna aproximación etnomatemática a la vida cotidiana en la zona rural de Picuí-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Élia Santos. Uma abordagem etnomatemática do cotidiano na zona rural do município de Picuí-PB. 2015. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo tenemos como tema: Un enfoque etnomatemático de la vida cotidiana de los agricultores del municipio de Picuí -PB. Defendemos esta idea porque creemos que es posible unir el conocimiento popular y el conocimiento sistematizado para construir nuevos conocimientos en la perspectiva de la Etnomatemática. en nuestra investigación investigamos qué experiencias matemáticas tienen los agricultores en su vida diaria; verificar en qué situaciones utilizan las matemáticas en sus actividades y analizar los conocimientos informales que obtienen de sus experiencias para resolver problemas matemáticos. Nuestra investigación aborda un análisis cualitativo porque trabajamos con el pensamiento de los agricultores y con entrevistas semiestructuradas. A partir de las entrevistas realizadas a tres agricultores, analizamos e identificamos que la investigación sobre Etnomatemáticas en zonas rurales nos permitió tener contacto con nuestra matemática cotidiana, mostrándonos cuánto es posible aprender de estas personas. Los aportes de Ubiratan D'Ambrosio, Bicudo, Edmund Husserl y Documentos Oficiales proporcionaron el soporte teórico para las reflexiones y elaboración de esta investigación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA ÉLIA SANTOS OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2015.pdfAna Élia Santos Oliveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 20158.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.