Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20513
Title: Poesia e educação: Combinação perfeita na busca por autonomia.
Other Titles: Poetry and education: Perfect combination in the search for autonomy.
Poesía y educación: Combinación perfecta en la búsqueda de la autonomía.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Maria Gorete de Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CONCEIÇÃO, Marta Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Educação;Economia Solidária;Poesia;Poesia popular;Education;Poetry;Solidarity economy;Folk poetry;Educación
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Maria Gorete de Macedo. Poesia e educação: Combinação perfeita na busca por autonomia. 2013. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Sobre a educação, o presente trabalho principia lançando discussão acerca dos direitos assegurados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação em contraponto aos entraves que geram a negação desses direitos. Em relação à economia solidária, oportuniza reflexão em torno da lóg1ca do sistema capitalista, no intuito de promover o entendimento de um novo modo de produção, cujas relações sociais e produtivas geram perspectivas tais como autonomia, autogestão e associativismo. Discute-se o termo poesia em seu sentido mais amplo, com destaque para o cordel e o poema matuto, ressaltando a falta de conhecimento aprofundado sobre o gênero, por parte das instituições de ensino que, nos últimos tempos, resolveram abordá-lo em sala de aula. Diante do exposto, verificou-se a necessidade de promover uma investigação que abranja aspectos acadêmicos, sociais e políticos no sentido de entender o contexto onde se insere a poesia popular nos dias atua1s. Foram entrevistadas nove pessoas, sendo sete do sexo masculino e duas do sexo feminino, com idade que varia entre vinte e um e oitenta e oito anos. Dessas pessoas, apenas duas tiveram acesso ao ensino superior, outras duas freqO~ntaram salas da Educação de Jovens e Adultos e os demais sequer chegaram a concluir o ensino fundamental. Comprovou-se que, em meio a um cenário de desvalorização, preconceito, descaso e falta de incentivo, alguns poetas sobrevivem. Tomando-se por base a idade da maior parte deles, poder-se-ia alimentar a crença de que a poesia popular, em breve silenciará em Picui-PB. Contudo, apesar da aparente aridez do terreno, eis que surgem novos rebentos: do1s jovens letrados, conscientes de seu papel na sociedade, que não se envergonham de manter viva a poesia popular, reconhecidamente necessária ao desenvolvimento intelectual e humano de uma sociedade que definha pela desvalorização de seus bens culturais. Assim muito ainda precisa ser feito no sentido de promover uma educação que se constitua como direito de todos: uma educação que seja capaz de levar o aluno a reconhecer-se como protagonista de sua própria história e a enxergar os bens culturais dos quais ele próprio é detentor. Somente assim, poder-se-á ensaiar os primeiros passos rumo a tão sonhada autonomia.
Abstract: On education, this work begins by launching a discussion about rights guaranteed by the Law of Guidelines and Bases of Education as a counterpoint to the barriers that generate the denial of these rights. In relation to the solidarity economy, it provides opportunities for reflection on around the logic of the capitalist system, in order to promote the understanding of a new mode of production, whose social and productive relations generate perspectives such as autonomy, self-management and associations. The term poetry is discussed in its most broad, with emphasis on the string and the Matuto poem, highlighting the lack of knowledge an in-depth study of gender by educational institutions that, in recent times, they decided to approach him in the classroom. Given the above, there was a need for promote an investigation that encompasses academic, social and political aspects in the sense of understand the context in which popular poetry is inserted nowadays. Nine were interviewed people, seven male and two female, aged between twenty-one and eighty-eight years. Of these people, only two had access to education superior, two others attended the Youth and Adult Education classrooms and the others did not even they even finished elementary school. It was proven that, in the midst of a scenario of devaluation, prejudice, neglect and lack of encouragement, some poets survive. Based on the age of most of them, it could be believed that popular poetry, will soon silence in Picui-PB. However, despite the apparent aridity of the On the ground, new shoots emerge: two literate young people, aware of their role in the society, who are not ashamed to keep popular poetry alive, admittedly necessary for the intellectual and human development of a society that is languishing by the devaluation of its cultural assets. So much still needs to be done towards promote an education that constitutes a right for all: an education that is capable to lead the student to recognize himself as the protagonist of his own story and to see the cultural goods of which he owns. Only then will it be possible to rehearse the first steps towards the long-awaited autonomy.
???metadata.dc.description.resumen???: En educación, este trabajo comienza con el lanzamiento de una discusión sobre derechos. garantizada por la Ley de Lineamientos y Bases de la Educación como contrapunto a las barreras que generar la negación de estos derechos. En relación con la economía solidaria, brinda espacios para la reflexión sobre en torno a la lógica del sistema capitalista, con el fin de promover la comprensión de una nueva modo de producción, cuyas relaciones sociales y productivas generan perspectivas como autonomía, autogestión y asociaciones. El término poesía se discute en su forma más amplio, con énfasis en la cuerda y el poema Matuto, destacando la falta de conocimiento un estudio en profundidad de género por parte de instituciones educativas que, en los últimos tiempos, decidieron acercarse a él en el salón de clases. Dado lo anterior, era necesario promover una investigación que abarque aspectos académicos, sociales y políticos en el sentido de comprender el contexto en el que se inserta la poesía popular en la actualidad. Nueve fueron entrevistados personas, siete hombres y dos mujeres, de edades comprendidas entre veintiuno y ochenta y ocho años. De estas personas, solo dos tenían acceso a la educación superior, otros dos asistieron a las aulas de Educación de Jóvenes y Adultos y los demás ni siquiera incluso terminaron la escuela primaria. Se comprobó que, en medio de un escenario de devaluación, prejuicio, abandono y falta de ánimo, algunos poetas sobreviven. Basado en la edad de la mayoría de ellos, se podría creer que la poesía popular, pronto se silenciará en Picui-PB. Sin embargo, a pesar de la aparente aridez del Surgen nuevos brotes: dos jóvenes alfabetizados, conscientes de su papel en sociedad, que no se avergüenza de mantener viva la poesía popular, es cierto necesaria para el desarrollo intelectual y humano de una sociedad que languidece por la devaluación de sus bienes culturales. Aún queda mucho por hacer para promover una educación que constituya un derecho de todos: una educación capaz llevar al alumno a reconocerse como protagonista de su propia historia y a ver el bienes culturales de los que es propietario. Sólo entonces será posible ensayar el primeros pasos hacia la tan esperada autonomía.
Keywords: Educação
Economia Solidária
Poesia
Poesia popular
Education
Poetry
Solidarity economy
Folk poetry
Educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20513
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GORETE DE MACEDO LIRA - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2013.pdfMaria Gorete de Macedo Lira - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 20136.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.