Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413653070177654pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, LIVIA MARIA RODRIGUES SAMPAIOpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Carlos Eduardo Santos.-
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.description.resumoNa disciplina de Laboratório de Programação II (LPII), após o fim de uma atividade, o aluno recebe um feedback, do monitor que fez a análise do seu código, sobre a atividade realizada. Entendendo a importância desse momento pretendemos incrementá-lo criando uma interação entre monitor-aluno que pode servir para entender melhor como a atividade foi desenvolvida pelo aluno, como foi a participação do monitor e professor e como a atividade em si pode ser avaliada. A abordagem metodológica pauta-se nos estudos exploratórios dos dados utilizando-se de técnicas de mineração de texto para encontrar padrões e observações importantes nos diálogos que serão coletados com os alunos das 3 turmas de 2019.1. Por meio de um instrumento de orientação para alunos e monitores que já está sendo elaborado. Espera-se que com a avaliação dos dados gerados pelo mecanismo de retrospectiva aplicados ao longo das atividades individuais e projeto realizados na disciplina, a fim de identificar as principais deficiências dos alunos, dos instrumentos pedagógicos e da relação entre aluno-monitor-professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleMétodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25-
dc.description.abstractIn the Programming Lab II (LPII) course, upon completion of an activity, the student receives feedback, monitors the analysis of their code, and the activity performed. Understanding the importance of this moment, we intend to increase and create an interaction between the student-monitor that can serve to better understand how the activity was developed by the student, how was the monitor and teacher participation and how the activity itself can be evaluated. The methodological approach is based on exploratory data studies that use text mining techniques to find important patterns and applications in the dialogues that will be collected with the students from the 2019.1 classes. Through a guidance instrument for students and monitors that is already being developed. It is expected that, with the evaluation of the data generated by the retrospective mechanism, apply throughout the activities of individuals and projects carried out in the discipline, in order to identify the main deficiencies of the students, the pedagogical instruments and the relationship between student-monitor. teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20516-
dc.date.accessioned2021-08-11T17:15:52Z-
dc.date.available2021-08-11-
dc.date.available2021-08-11T17:15:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetospt_BR
dc.subjectDisciplina Laboratório de Programação II - UFCGpt_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.subjectRetrospectivapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectObject-oriented programmingpt_BR
dc.subjectSubject Programming Laboratory II - UFCGpt_BR
dc.subjectRetrospectivept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectProgramación orientada a objetospt_BR
dc.subjectLaboratorio de Programación de Materias II - UFCGpt_BR
dc.subjectMelépt_BR
dc.subjectRetrospectivopt_BR
dc.subjectEnseñandopt_BR
dc.subjectProgrammation orientée objetpt_BR
dc.subjectLaboratoire de programmation thématique II - UFCGpt_BR
dc.subjectMêléept_BR
dc.subjectRétrospectivept_BR
dc.subjectEnseignementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Matheus Maciel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAgile methods as a learning tool in the Object Oriented Programming discipline.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, M. M. de. Métodos ágeis como instrumento de aprendizagem na disciplina Programação Orientada a Objetos. 2019. 10 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS MACIEL DE SOUSA - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2019.pdf395.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.