Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517
Title: O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada.
Other Titles: The use of films in the teaching-learning process in the Discipline of Sociology: a focus on Contextualized Education.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Alanny Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Cinema e educação;Educação contextualizada;Processo de ensino aprendizagem;Filmes e ensino de sociologia;Audiovisual e educação;Cinema and education;Education contextualized;Teaching-learning process;Films and teaching sociology;Audiovisual and education
Issue Date: 16-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Alanny Araújo de. O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada. 2021. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517
???metadata.dc.description.resumo???: Estamos na era digital. Novos paradigmas sociais, novos modos de pensar, de agir e de comunicarse são incorporados em nossa sociedade. Nesse contexto de pandemia no qual, as aulas acontecem de forma remota, o grande desafio é desenvolver novas metodologias e habilidades ativas/criativas, que possibilitem a introdução de professores e alunos no universo da linguagem audiovisual de maneira contextualizada, permitindolhes, o exercício de interpretar e refletir criticamente sobre o conteúdo trabalhado, dando novos sentidos aos conceitos e saberes. Nessa perspectiva, o referido estudo teve como objetivo principal compreender como se dá o uso de filmes na escola e suas aproximações e/ou distanciamentos com a Educação Contextualizada. Para tanto, fezse necessário identificar nos filmes analisados as principais temáticas trabalhadas pelos professores; mapear indicativos de práticas de educação contextualizadas nas aulas em que é planejado o uso de filmes; e identificar as relações entre as temáticas trabalhadas nos filmes e a Educação Contextualizada. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, de natureza básica, os procedimentos utilizados são de uma pesquisa participante na qual, contamos com a colaboração de dois professores da Escola Cidadã Integral de Ensino Estadual Fundamental e Médio Estadual José Gonçalves de Queiroz, localizada na cidade de SuméPB. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram questionário de identificação e uma entrevista semiestruturada. Para análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo. Ao final da experiência apontamos que o audiovisual/filme uma vez que trabalhado em consonância com a educação contextualizada, contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.
Abstract: We are in the digital age. New social paradigms, new ways of thinking, acting and communicating are incorporated into our society. In this pandemic context in which classes take place remotely, the great challenge is to develop new methodologies and active/creative skills, which enable the introduction of teachers and students into the universe of audiovisual language in a contextualized way, allowing them to exercise to critically interpret and reflect on the content presented, giving new meanings to concepts and knowledge. From this perspective, this study had as its main objective to understand how the use of movies in school takes place and its approximations and/or distances with Contextualized Education. Therefore, it was necessary to identify in the analyzed movies the main themes worked on by the teachers; to map indicators of educational practices contextualized in classes where the use of movies is planned; and to identify the relationships between the themes worked on in the movies and Contextualized Education. This research is qualitative, of basic nature, the procedures used are from a participant research in which we had the collaboration of two teachers from the José Gonçalves de Queiroz State Junior and High Integral Citizen School, located in the city of SuméPB. The data collection procedures used were an identification questionnaire and a semistructured interview. For data analysis, we used content analysis. At the end of the experience, we pointed out that the audiovisual/movie, once worked in line with contextualized education, contributes to the teachinglearning process, as well as to the socialization of individuals and in their ability to learn fractions of reality in audiovisual narratives, thus sharpening, the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world.
Keywords: Cinema e educação
Educação contextualizada
Processo de ensino aprendizagem
Filmes e ensino de sociologia
Audiovisual e educação
Cinema and education
Education contextualized
Teaching-learning process
Films and teaching sociology
Audiovisual and education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNY ARAÚJO DE SOUZA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfAlanny Araújo de Souza - TCC Esp. Educação Contextualizada 2021.668.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.