Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217952925346919pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217952925346919pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.souza-
dc.description.resumoEstamos na era digital. Novos paradigmas sociais, novos modos de pensar, de agir e de comunicarse são incorporados em nossa sociedade. Nesse contexto de pandemia no qual, as aulas acontecem de forma remota, o grande desafio é desenvolver novas metodologias e habilidades ativas/criativas, que possibilitem a introdução de professores e alunos no universo da linguagem audiovisual de maneira contextualizada, permitindolhes, o exercício de interpretar e refletir criticamente sobre o conteúdo trabalhado, dando novos sentidos aos conceitos e saberes. Nessa perspectiva, o referido estudo teve como objetivo principal compreender como se dá o uso de filmes na escola e suas aproximações e/ou distanciamentos com a Educação Contextualizada. Para tanto, fezse necessário identificar nos filmes analisados as principais temáticas trabalhadas pelos professores; mapear indicativos de práticas de educação contextualizadas nas aulas em que é planejado o uso de filmes; e identificar as relações entre as temáticas trabalhadas nos filmes e a Educação Contextualizada. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, de natureza básica, os procedimentos utilizados são de uma pesquisa participante na qual, contamos com a colaboração de dois professores da Escola Cidadã Integral de Ensino Estadual Fundamental e Médio Estadual José Gonçalves de Queiroz, localizada na cidade de SuméPB. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram questionário de identificação e uma entrevista semiestruturada. Para análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo. Ao final da experiência apontamos que o audiovisual/filme uma vez que trabalhado em consonância com a educação contextualizada, contribui no processo de ensino aprendizagem, bem como, na socialização dos sujeitos e na sua capacidade de apreender frações do real nas narrativas audiovisuais aguçando, portanto, o olhar crítico e a lógica de perceber, problematizar e interferir no mundo social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada.pt_BR
dc.date.issued2021-07-16-
dc.description.abstractWe are in the digital age. New social paradigms, new ways of thinking, acting and communicating are incorporated into our society. In this pandemic context in which classes take place remotely, the great challenge is to develop new methodologies and active/creative skills, which enable the introduction of teachers and students into the universe of audiovisual language in a contextualized way, allowing them to exercise to critically interpret and reflect on the content presented, giving new meanings to concepts and knowledge. From this perspective, this study had as its main objective to understand how the use of movies in school takes place and its approximations and/or distances with Contextualized Education. Therefore, it was necessary to identify in the analyzed movies the main themes worked on by the teachers; to map indicators of educational practices contextualized in classes where the use of movies is planned; and to identify the relationships between the themes worked on in the movies and Contextualized Education. This research is qualitative, of basic nature, the procedures used are from a participant research in which we had the collaboration of two teachers from the José Gonçalves de Queiroz State Junior and High Integral Citizen School, located in the city of SuméPB. The data collection procedures used were an identification questionnaire and a semistructured interview. For data analysis, we used content analysis. At the end of the experience, we pointed out that the audiovisual/movie, once worked in line with contextualized education, contributes to the teachinglearning process, as well as to the socialization of individuals and in their ability to learn fractions of reality in audiovisual narratives, thus sharpening, the critical view and the logic of perceiving, problematizing and interfering in the social world.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517-
dc.date.accessioned2021-08-11T17:25:27Z-
dc.date.available2021-08-11-
dc.date.available2021-08-11T17:25:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectFilmes e ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectAudiovisual e educaçãopt_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.subjectEducation contextualizedpt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectFilms and teaching sociologypt_BR
dc.subjectAudiovisual and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Alanny Araújo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of films in the teaching-learning process in the Discipline of Sociology: a focus on Contextualized Education.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Alanny Araújo de. O uso de filmes no processo de ensino aprendizagem na Disciplina de Sociologia: em foco a Educação Contextualizada. 2021. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20517pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNY ARAÚJO DE SOUZA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfAlanny Araújo de Souza - TCC Esp. Educação Contextualizada 2021.668.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.